Salazarismo e estalinismo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (968 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Salazar e Salazarismo

António de Oliveira Salazar foi a principal figura do regime do Estado Novo (espécie de “nome oficial” para o Salazarismo – 1933-1974) em Portugal. Salazar foi Ministro dasFinanças e, posteriormente, Presidente do Conselho de Ministros por quarenta anos, cargo através do qual manteve Portugal em regime de Ditadura (consultar pág. 106 para mais detalhes sobre Salazar).Em 1926 foi implantado em Portugal um regime de ditadura militar, movimento que teve por figura principal Salazar. Este tomou de imediato medidas em relação à economia portuguesa (enquanto Ministrodas Finanças), aumentando os impostos e reduzindo as despesas do Governo. Assim, eliminou o défice financeiro, o que lhe valeu grande prestígio e influência, chegando mesmo a retirar aos militares opoder de que dispunham até ao momento.
Salazar tornou-se Presidente do Conselho de Ministros em 1932, e em 1933 terminou a Ditadura Militar e começou oficialmente o Estado Novo. Uma vez à frente doGoverno, Salazar fez vigorar uma nova Constituição (a de 1933), que permitiu o fim da Ditadura Militar, e a qual tinha por principal mudança a dos poderes políticos:
➢ O poder executivo pertencia aoPresidente da República e ao Governo nomeado por este;
➢ O poder legislativo pertencia à Assembleia Nacional (eleita a cada quatro anos).
Apesar de na Constituição constar isso, os direitos doscidadãos não eram respeitados e as eleições não eram livres, sendo manipuladas por todo o tipo de ilegalidades. A Assembleia Nacional, formada por deputados, tinha um poder muito limitado, e, apesar dahierarquia estabelecida pela Constituição, Salazar teve sempre um poder superior (e incontestado) ao do Presidente da Republica.

Características do Salazarismo (nas características é melhor leremtudo):
1. Regime conservador e autoritário (pressupõe intervencionismo estatal);
2. Anticomunismo / antidemocracia / antiliberalismo;
3. Corporativismo (o corporativismo retirou aos...
tracking img