Resumo da materia de historia do 12 ano

Apontamentos de História 12º ano

As transformações das primeiras décadas do século XX Um novo equilíbrio global
A Primeira Guerra Mundial decorreu entre 1914 e 1918. Em 1919 começaram a celebrar-se os primeiros acordos da paz (participando apenas os países vencedores). A Conferencia da Paz pretendia, assim, lançar as bases de uma nova Europa, através do estabelecimento de uma nova ordeminternacional que garantisse a convivência pacífica entre as nações, surgindo um novo mapa geopolítico da Europa. As principais transformações ocorridas foram o desmembramento dos impérios, criação de novos países e alteração de fronteiras:  Após a transformação do império russo (domínio do czar) num estado soviético (revolução bolchevique, 1917), é a vez dos restantes impérios (Alemão, Austro-húngaroe Otomano) se desmoronarem e darem origem a novos estados-nação: Finlândia, Estónia, Letónia e Lituânia (que faziam parte da Rússia), Polónia, Checoslováquia, Hungria, Jugoslávia (da Áustria); Os países vencedores (tais como a França, a Itália, a Bélgica) viram as suas fronteiras ampliadas ao contrário dos países derrotados (como a Áustria, Alemanha, Bulgária, Turquia), aos quais foram retiradosvastos territórios. Com o desaparecimento dos impérios, a maior parte dos estados optam pela democracia liberal sob a forma de regimes republicanos (à excepção da Rússia soviética) A Alemanha foi a grande perdedora: perdeu 1/10 da sua população, ficou desmilitarizada (exército e armamento reduzido), perdeu todas as colónias, foi-lhe retirada territórios, mas sentiu-se, sobretudo, alvo de umagrande humilhação, pois foi considerada a principal responsável pela guerra e foi obrigada a pagar indemnizações aos países vencedores.

A Sociedade das Nações
Em Abril de 1919 surgiu, sob projecto do presidente Wilson e com a esperança de que não houvesse outro conflito mundial, a Sociedade das Nações (SDN). A SDN tinha como objectivos principais manter a paz e fomentar a entreajuda a nívelinternacional, através da cooperação económica e financeira entre os estados membros, promoção do desarmamento e a resolução dos conflitos pela via pacífica. Esta organização, no entanto, estava condenada ao fracasso, pois:  os países vencidos foram excluídos, quer dos tratados de paz, quer da SDN;  alguns dos países vencedores não estavam satisfeitos com as resoluções dos tratados de paz;  os EUA nãointegraram a SDN, contribuindo para o descrédito da organização. Como consequência, a SDN mostrou-se incapaz de desempenhar o papel de organizadora da paz.

A difícil recuperação da Europa e a dependência em relação aos EUA
Durante a guerra, os EUA eram o principal fornecedor em bens e serviços à Europa. No final da guerra, perante uma Europa destroçada (estava arruinada, tanto material comohumanamente), a perda da hegemonia europeia agravou-se em favor da ascensão dos EUA. No período pós-guerra, a Europa enfrentou graves problemas como a inflação, desvalorização da moeda, desemprego, enfim, um colapso económico. Evidenciou igualmente grandes dificuldades em reconverter a economia, o que agravou a sua dependência em relação aos EUA, aumentando os níveis de endividamento. Adesvalorização da moeda e a inflação surgiram pois houve um recurso à emissão massiva de notas de modo a fazer face ás dividas, o que provocou uma desvalorização que se reflectiu numa subida generalizada de preços (inflação), agravando mais as condições de vida das populações. Os EUA iniciaram, então, um período de franca prosperidade, são os designados “Loucos Anos 20” por viver um clima de euforia,optimismo e confiança no futuro. Em consequência, os países europeus ficam mergulhados em dívidas ao estado americano que afirmou a sua supremacia. A eventual recuperação da Europa deveu-se á ajuda dos EUA.

A Implantação do marxismo-leninismo na Rússia A Revolução de Fevereiro de 1917 (Revolução Burguesa)
Os antecedentes para a Revolução Russa de Fevereiro de 1917 foram:  O império russo era...
tracking img