Blue sky

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 11 (2607 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Referenciais Teóricos
Público Alvo

(...) Os passageiros são geralmente divididos em dois grupos: viajantes a trabalho e em lazer. Embora os viajantes executivos voem com mais freqüência do que a maioria dos viajantes em férias, estes últimos ajudam a lotar a aeronave fora do horário de viagens para trabalho e permitem que companhias aéreas ofereçam serviços mais freqüentes e preços maisbaixos. Um seguimento alvo significativo dentro do grupo geral de lazer é constituído clientes mais velhos, cujo contingente está crescendo a medida que a população envelhece e dispõe de tempo e inclinação para viajar.(...) (LOVERLOCK, C.; WRIGHT, L., 2001, P. 131)
(...) Ouvimos cada vez menos sobre Marketing de massa, fala-se mais em foco ou alvo. Poucas empresas de serviços podem sobreviveratendendo apenas um único seguimento, principalmente se possuem muitas capacidade de serviço. (...) (LOVERLOCK, C.; WRIGHT, L., 2001, P. 129)
(...) Uma afirmação amplamente generalizada é que, em média, custa de cinco a seis vezes mais para uma empresa atrair um cliente novo do que incrementar estratégias de retenção para segurar um cliente atual. (...) (LOVERLOCK, C.; WRIGHT, L., 2001, P. 130)(...) Após identificar seguimentos de mercados potenciais, uma empresa deve decidir quantos e qual deseja focar. Os profissionais de marketing estão cada vez mais combinando diversas variáveis para identificar grupos alvos menores e mais definidos. Dessa forma, um banco pode não só identificar um grupo de aposentados abastados, mas dentro desse grupo distinguir vários segmentos segundo a rendaatual, o patrimônio, os investimentos e as preferências de risco. Isso levou alguns pesquisadores a defender uma abordagem de segmentação de mercado baseada nas necessidades. Nesse espírito, Roger Best propôs a abordagem de sete etapas. (...) (KOTLER, P.; KELLER, K. 2006, p. 257)
(...) Nem toda segmentação é útil; para serem úteis, os segmentos de mercado devem atender favoravelmente aos cincocritérios;
“Mensuráveis”: O tamanho, o poder de compra e as características dos seguimentos devem ser passíveis de mensuração.
“Substâncias”: os segmentos devem ser grandes e rentáveis o suficiente para serem atendidos. Um segmento deve ter um programa de marketing bem desenvolvido; não valeria a pena um fabricante fazer um produto especificamente para pessoas baixas, por exemplo, ele tem quevariar (diferenciar).
“Acessíveis”: deve ser efetivamente possível alcançar e atender ao segmento.
“Diferenciáveis”: os segmentos são conceitualmente distintos e respondem de maneiras diferentes a cada elemento e programa do mix de Marketing. Se mulheres casadas e separadas respondem de maneira similar a venda de perfumes, não constituem segmentos separados.
“Acionáveis”: Deve serpossível desenvolver programas efetivos para atrais e atender aos segmentos. (...) (KOTLER, P.; KELLER, K. 2006, p. 258).

Analisando as citações de LOVERLOCK, Kotler e Keller, entende-se por publico alvo todos aqueles clientes que são fixos e também aqueles que são atendidos somente em temporadas, e, além disso, o publico alvo é definido certamente não só por um serviço que se presta, mas sim pelaampla gama de opções, ressaltando ainda que o público alvo atual deva ser mantido antes de desenvolver um público alvo novo, pois se corre o risco de encarecer seus serviços. Kotler e Keller ainda ressaltam a importância da escolha de mais de um segmento, para tal definem critérios que nos ajudam a escolher o público alvo, nos quais demonstram o que devemos levar em consideração para que a escolhado público alvo seja correta com os objetivos da empresa.

A opinião da Bluesky é que o público alvo está cada vez mais exigente, o empresário não pode apenas oferecer um tipo de serviço, pois, muitas vezes pode não atender as exigências do mercado. Portanto é necessário que tenha uma variedade de serviços e produtos com qualidade para aumentar e manter seu cliente. Quando se tem a idéia de...
tracking img