Atps matematica 1

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (505 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de agosto de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Passo 1 – Faça a leitura do capítulo 1 – seção 1.2 do PLT e elabore um texto explicando a utilização da função exponencial.
Segundo o site brasil escola “Toda relação de dependência, onde umaincógnita depende do valor da outra, é denominada função. A função denominada como exponencial possui essa relação de dependência e sua principal característica é que a parte variável representada por x seencontra no expoente. Observe:

y = 2 x
y = 3 x + 4
y = 0,5 x
y = 4 x

A lei de formação de uma função exponencial indica que a base elevada ao expoente x precisa ser maior que zero ediferente de um, conforme a seguinte notação:
f: R→R tal que y = a x, sendo que a > 0 e a ≠ 1.
Uma função pode ser representada através de um gráfico, e no caso da exponencial, temos duas situações: a >0 e 0 < a < 1. Observe como os gráficos são constituídos respeitando as condições propostas.
Uma função exponencial é utilizada na representação de situações onde a taxa de variação é consideradagrande, por exemplo, em rendimentos financeiros capitalizados por juros compostos, no decaimento radioativo de substâncias químicas, desenvolvimento de bactérias e micro-organismos, crescimentopopulacional entre outras situações. As funções exponenciais devem ser resolvidas utilizando, se necessário, as regras envolvendo potenciação”.

Passo 4 – Defina meia-vida e tempo de duplicação. Dê exemplos.Meia vida de uma quantidade que decai exponencialmente é o tempo necessário para a quantidade ser reduzida à metade, exemplo usando carbono -14 para definir a idade do objeto a meia vida do carbono-14 é em torno de 5730 anos.
Tempo de duplicação de uma quantidade que aumenta exponencialmente é o tempo necessário para que a quantidade dobre

Passo 5 – Faça a leitura do capítulo 1 – seção 1.4do PLT e elabore um texto explicando a utilização dos logaritmos.
Definimos a função logaritmo, log10x, como sendo a função inversa da função exponencial, 10x, da seguinte maneira:
O logaritmo...
tracking img