Blow up

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (841 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Escola Superior de Desenho Industrial
Aluna: Bianca Pinheiro
Disciplina: Fotografia I
Trabalho: O uso da imagem no filme “Blow up”

Em “Blow up”, a imagem tem um papel central na vida doprotagonista. Thomas é um fotógrafo de moda famoso e excêntrico, que age como se o mundo girasse em torno dele e adota posturas e modos exagerados porque só enxerga a si próprio e às suas fotografias. Eletrata as modelos que fotografa como se fossem objetos e acha que seu papel é maior e mais importante que o delas. O homem constroi um mundo paralelo artificial através de suas fotografias de moda.Ele controla aquilo que é fotografado - as modelos - e, assim, captura imagens que são criadas por ele próprio. Em uma parte do filme, ele compra uma hélice em uma loja de antiguidades e o questionamsobre para que ela serve. Ele responde "Para nada. É bonita". Tal fato reafirma a importância que a imagem das coisas tem na vida dele.
O filme trata o excesso de importância dado à imagem pelosseres humanos como uma forma de negar a realidade. Isso pode ser comprovado em cenas como a do show de rock. Durante o espetáculo musical, o público permanece estático. As pessoas só saem desse estado deinércia quando um dos integrantes da banda joga uma parte de sua guitarra quebrada para elas. Esse fragmento da guitarra representa uma imagem daquele momento - do show de rock -, e indica que aspessoas não estão sendo tocadas pela música, mas são tocadas por esse elemento pictórico. Tal fato mostra que as pessoas, em geral, dão mais importância à imagem de um momento do que à vivência e àexperiência do momento em si, e que estão mais ligadas à visão do que aos outros sentidos.
"Fechem seus olhos. Isso fará bem para vocês". Em um momento do filme, o protagonista diz isso para suasmodelos, pois acha que elas não estão na sintonia do ensaio fotográfico. Ele fala isso para que elas possam se afastar do mundo real e entrar no mundo paralelo criado por ele por meio das fotografias....
tracking img