Blocos economicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2069 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de fevereiro de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BLOCOS ECONÔMICOS

No regionalismo os países podem se agrupar em diferentes tipos de blocos:
1- Mercados comuns – padronização econômica, fiscal, trabalhista, ambiental, etc (UE - União econômica e monetária).
Tem como resultados:
* Eliminação das barreiras alfandegárias internas;
* Uniformização das tarifas de comercio exterior;
* Liberalização da circulação de capitais,mercadorias, serviços e pessoas no interior do bloco.
2- Zonas de livre comercio:
Busca-se apenas a gradativa liberalização do fluxo de mercadorias e de capitais dentro dos limites do bloco (Nafta, Alca)
3- União aduaneira:
Abolição das tarifas alfandegárias nas relações comerciais no interior do bloco. É definida a Tarifa Externa Comum (Mercosul)

União Europeia (UE)

Origem do processo

-A formação de blocos econômicos regionais em modalidades semelhantes às existentes no mundo atual ocorreu, pela primeira vez, próximo ao final da 2ª Guerra Mundial, com a criação do Benelux (Bélgica, Holanda e Luxemburgo).
- Após a guerra, a idéia de integração econômica baseada em uma economia supranacional começou a ganhar força na Europa Ocidental.
- Diante da perspectiva de concorrer comos Estados Unidos, fazer frente ao crescimento da União Soviética e reduzir o risco de os nacionalismos provocarem novos conflitos, os países europeus firmaram uma série de acordos com o objetivo de unir o continente, reestruturar, fortalecer e garantir a competitividade de suas economias.

- Em 1957, pelo Tratado de Roma, formava-se a Comunidade Econômica Européia (CEE) – (Mercado comum),cujos países membros eram a França, a República Federal da Alemanha (então, Alemanha Ocidental), a Itália, a Bélgica, Luxemburgo e os Países Baixos – a “Europa dos Seis”.
- Teve como objetivo inicial:
* Recuperar a economia dos países-membros, enfraquecidos economicamente após a Segunda Guerra Mundial;
* Deter o crescente avanço da influencia dos EUA no Continente.
- Em 1973, ingressaram aDinamarca, a Irlanda e o Reino Unido, compondo a “Europa dos Nove”.
- Ao longo dos anos 80, a Grécia, a Espanha e Portugal se integraram na comunidade européia. Nascia a “Europa dos Doze”.
- Em 1986 foi assinado em Luxemburgo o Ato Único, que estabeleceu a eliminação de barreiras à livre circulação de mercadorias, serviços, capitais e pessoas (este último só passou a funcionar em 1995 com aassinatura do Acordo de Schengen).
- Em 1991, os países membros da Comunidade Européia firmaram o Acordo de Maastricht, pelo qual a Comunidade Econômica Européia mudou de nome para Unidade Européia, sendo decidida, também, a criação de uma moeda única: o “Euro”.
- Na ocasião, foram estabelecidas as condições que as nações européias teriam de obedecer para a adesão ao padrão monetário único:inflação baixa, na ordem de 3% ao ano, e controle dos gastos públicos.
- Com a finalidade de controlar as finanças européias, foi instituído o Banco Central Europeu, sediado em Frankfurt, e totalmente independente em relação aos governos europeus.
- Em 1995, a Áustria, a Finlândia e a Suécia aderiram à unidade européia, completando a “Europa dos Quinze”.
- Em 1995, entrava em vigor o Acordo deSchengen, assinado em Luxemburgo, com a finalidade de facilitar a circulação de pessoas pela supressão de controle fronteiriço entre os países da Unidade Européia.
- Infelizmente, apenas sete nações o colocaram em prática: Espanha, Portugal, França, Alemanha, Holanda, Bélgica e Luxemburgo.
- 1997 – Assinado o Tratado de Amsterdã o qual substituiu o de Maastricht, definindo avanços nacirculação de pessoas.
- Com exceção do Reino Unido e da Irlanda os demais países-membros aboliram tais barreiras num prazo de cinco anos.
- 2000 – foi assinado o Tratado de Nice, substituiu o de Amsterdã e introduziu, entre outros, a Carta de Direitos Fundamentais, definindo os direitos de cidadania em todos os países da União
- A Europa dos Vinte Cinco (2004)
Entraram para o bloco: Chipre,...
tracking img