Blocos ecomonicos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1073 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
NAFTA :
A Nafta (Tratado Norte-Americano de Livre Comércio) foi criado em 1993 e teve início a partir de um acordo estabelecido entre três países da América do Norte: Estados Unidos, México e Canadá. Um dos principais motivos da criação desse bloco econômico foi fazer frente à União Europeia, tendo em vista um grande êxito no cenário mundial.
Objetivos do NAFTA
• Garantir aos paísesparticipantes uma situação de livre comércio, derrubando as barreiras alfandegárias, facilitando o comércio de mercadorias entre os países membros;
• Reduzir os custos comerciais entre os países membros;
• Ajustar a economia dos países membros, para ganhar competitividade no cenário de globalização econômica;
• Aumentar as exportações de mercadorias e serviços entre os países membros;
Curiosidade:• O México foi inserido nesse bloco simplesmente porque possui um enorme mercado consumidor, é detentor de uma grande jazida de petróleo, além de ser fornecedor de mão de obra barata.
ALCA:
ALCA (Área de livre comércio das Américas) foi uma proposta feita pelos Estados Unidos durante a Cúpula das Américas, em Miami, no dia 9 de Dezembro de 1994.
Objetivo:
• Suprimir as barreiras ao comércioentre os estados-membros, prevendo-se a isenção de tarifas alfandegárias para quase todos os itens de comércio entre os países associados.
Dificuldades
Uma das principais dificuldades para formação do bloco é a enorme disparidade entre a economia dos Estados Unidos e a dos demais países americanos. Ademais, na maioria desses países, seria necessário realizar vultosos investimentos eminfraestrutura, para que a área de livre comércio funcionasse efetivamente.
Paralisação:
A proposta da criação do novo bloco foi praticamente "engavetada" na Quarta Reunião, realizada em novembro de 2005, em Mar del Plata quando foi realizada a última Cúpula das Américas.
A Comunidade Andina:
A Comunidade Andina é um bloco econômico que foi criado em 1969 pelo Acordo de Cartagena, com o nome de PactoAndino.
Atualmente as nações associadas à Comunidade Andina são: Argentina, Brasil, Chile, Paraguai e Uruguai. O México e o Panamá são países observadores do bloco.
Objetivos:
-Aumentar a integração comercial, econômica e política entre os países membros;
- Promover o desenvolvimento equilibrado e harmonioso dos países membros por meio da integração e da cooperação econômica e social;
-Proporcionar o aumento na geração de empregos;
- Facilitar a sua participação no processo de integração regional, visando à formação progressiva de um mercado comum latino-americano;
- Melhorar a situação dos países membros no cenário econômico internacional;
- Reduzir as diferenças de desenvolvimento entre os países integrantes da Comunidade Andina;
- Promover a melhoria da qualidade de vida dapopulação.
O Mercado Comum Centro-Americano:
O Mercado Comum Centro-Americano (MCCA) foi criado em 1960 é formado pelos países fundadores Costa Rica, Guatemala, Honduras, Nicarágua e El Salvador.
Objetivo:
• Promover a paz na região, afetada por graves conflitos bélicos


Projetos:
• Em 4 de junho de 1961 foi assinado o Tratado de Integração Centro-Americana com o objetivo de criar um mercadocomum nessa região.
• O Parlamento Centro-Americano e a Corte Centro-Americana de Justiça, que ainda não possui caráter permanente.
• Os Estados-Membros do MCCA designaram um grupo de trabalho para preparar o processo de constituição da União Centro-Americana, nos mesmos moldes da União Europeia.

CARICOM:
CARICOM (Mercado Comum e Comunidade do Caribe Países) foi fundado em 04 de julho de1973, pelo Tratado de Charguaramas e tem como países membros: Bahamas, Belize, Dominica, Guiana, Haiti, Jamaica, Suriname, Trinidad e Tobago, Cuba (como membro observador) e as ex-colônias de potências europeias.
Objetivos:
• Cooperação econômica e política
• Incrementar suas exportações para fora da zona integrada.
• Estabelecer os parâmetros de cooperação com os EUA.
Apec :
A Cooperação...
tracking img