Anatomia das plantas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1680 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 26 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Fisiologia das Angiospermas

Introdução:
A conquista definitiva do ambiente terrestre na evolução dos vegetais ocorre com as angiospermas, pois apresentam maior grau de complexidade, maior diversidade de formas e grande distribuição geográfica.
Estes vegetais apresentam suas sementes protegidas dentro de frutos, que também funcionam como um mecanismo de dispersão para os vegetais. Essasplantas têm a necessidade da nutrição orgânica que é feita pela fotossíntese, e da nutrição mineral que é feita através da absorção de sais minerais.

Absorção da seiva bruta
A água e sais minerais são absorvidos por pelos absorventes da raiz e deslocam-se dentro das células da epiderme. Porém, quando chega à camada da endoderme, é obrigada a passar pelo interior das células endodérmicas porqueas estrias impedem sua passagem.

Transporte da seiva bruta
Para conservar flores em jarro, é necessário cortar a extremidade da haste para mergulhar na água. Com isso, é garantido o transporte da seiva bruta, explicado por duas teorias:
* Teoria da pressão positiva da raiz: quando se corta a extremidade do caule de uma planta herbácea, há a eliminação de líquido (seiva bruta). Issoacontece porque a raiz absorve água e gera uma pressão positiva que impulsiona a seiva bruta em direção às folhas, o que acontece somente em plantas de pequeno porte.
* Teoria da coesão-tensão de Dixon: Teoria segundo a qual o transporte da seiva xilémica nas plantas vasculares é explicada pela dinâmica criada por dois fenômenos relacionados: a transpiração estomática, a nível foliar, e a absorçãoradicular. A teoria da tensão-coesão-adesão defende que o transporte de água e solutos da raiz para os restantes órgãos da planta deve-se a vários processos que ocorrem de forma sequencial. A transpiração põe em movimento este transporte. A perda de água traduz-se num déficit que cria uma força de tensão que se propaga ao xilema e deste às células da raiz, promovendo a absorção de água ao nível daraiz. As moléculas de água, por ação de forças de coesão, unem-se por pontes de hidrogênio, facilitando a sua ascensão em coluna no xilema. Por ação de forças de adesão, estabelecem-se ligações entre as paredes do xilema e as moléculas de água, que também facilitam a ascensão da coluna de água. A coluna contínua em que a água ascende nos vasos xilémicos é denominada corrente de transpiração.Transporte da seiva elaborada
O transporte da seiva elaborada pelo floema é um processo simples, que depende exclusivamente da osmose como força motriz. A seiva desloca-se de modo descendente para a raiz ou de modo ascendente para o ápice da planta, sempre do local onde há produção de açúcar para o local de consumo de açúcar. A Experiência de Malpighi demonstrou o transporte nos vasos liberianosatravés do anelamento.

Transpiração vegetal
Transpiração vegetal é a perda de água, sob a forma de vapor, pelas folhas. É um processo que auxilia o movimento de ascensão de água através do caule. Essa transpiração é feita pelos estômatos (transpiração estomática) e pela cutícula da folha (transpiração cuticular).
Movimentos dos estômatos
Movimentos Fotoativos
A abertura e ofechamento dos estômatos também respondem à presença ou ausência da luz. Na presença da luz ocorre abertura dos estômatos, pois o vegetal está realizando fotossíntese, produzindo glicose nos cloroplastos das células estomáticas, aumentando a pressão osmótica das mesmas. Com o aumento da pressão osmótica das células estomáticas, estas ganham água das células anexas e os estômatos abrem-se. Na ausência daluz os estômatos ficam fechados pois diminui a pressão osmótica das células estomáticas, conforme mostra o esquema abaixo.
Os Movimentos Hidroativos
A abertura e o fechamento dos estômatos são controlados pela disponibilidade de água para o vegetal. Quando as células estomáticas ganham água de suas células vizinhas, as células anexas, a parede delgada da célula estomática sofre distensão,...
tracking img