Blibioteca Superior Tribunal de Justiça

332 palavras 2 páginas
A Biblioteca Ministro Oscar Saraiva é composta de livros, periódicos, obras de referência, folhetos, teses, separatas e documentos em meio eletrônico (fitas de VHS, DVDs, CDs). É essencialmente voltada para a área jurídica, reunindo no acervo todos os ramos da Ciência do Direito e áreas afins.
Na organização do seu material bibliográfico adota-se o Sistema de Classificação Decimal Universal (CDU).
Dispõe também de sistema de código de barras que viabiliza de forma ágil e eficaz o empréstimo das obras
(livros e coleções especiais).
É protegida por um sistema de segurança que, por meio de um sensor magnético adaptado aos livros, acusa na saída, quando estes são retirados do acervo sem efetivação do empréstimo.
No “ hall” de entrada encontra-se um mostruário com as publicações editadas pela Secretaria de
Documentação, os livros e periódicos recém adquiridos, folhetos informativos de eventos, bem como jornais de circulação nacional e os Diários Oficial da União e da Justiça disponíveis, diariamente, para consulta.
Também estão disponibilizados três terminais de computador para o usuário acessar ao catálogo local e informações gerais.
Dispõe de uma sala especial, climatizada, que reúne cerca de 1.645 volumes de Obras Raras, as quais estão disponíveis somente para consulta.
Em razão do seu livre acesso, não é permitida a entrada de usuários portando bolsas, pastas e/ou materiais similares que deverão ser depositados em local apropriado, na recepção, bem como a utilização de aparelhos celulares. Os usuários devem deixar o material bibliográfico consultado sobre as mesas e prateleiras, onde os servidores se encarregarão de recolocá-lo nos devidos lugares.
É vedado o consumo de alimentos e bebidas nas áreas de estudo e acervo, tendo em vista a preservação do material bibliográfico.
A Biblioteca do STJ é especializada em Direito. Oferece aos seus usuários uma coleção de cerca de 170 mil volumes entre livros, periódicos e materiais especiais e integra a

Relacionados

  • O rosto da sombra
    133317 palavras | 534 páginas