Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1065 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
bioquímica



Arroz e feijão

Quem diria que a dupla mais famosa do Brasil seria tão saudável? Ela tem fibras, proteínas, cálcio... E, acompanhada de uma porção de carne e outra de salada, fornece todos os nutrientes essenciais.
 
Arroz, feijão, bife e salada. Presente na mesa de milhões de brasileiros, essa combinação, segundo os especialistas, está, sim, entre as mais saudáveis. Além demuito nutritiva (ajuda na manutenção de órgãos vitais), auxilia no emagrecimento.
 
“Se a população brasileira comesse arroz, feijão, carne magra e salada, certamente não haveria um crescimento tão grande da obesidade”, afirma o endocrinologista Alfredo Halpern, chefe do Grupo de Obesidade e Síndrome Metabólica do Serviço de Endocrinologia do Hospital das Clínicas (SP). Logo, se você combinaresses dois itens essenciais da cesta básica com outros alimentos, tais como verduras, legumes e uma porção de carne, peixe, frango ou ovo, todos os dias, terá uma alimentação balanceada. “Embora o arroz branco tenha alto índice glicêmico (grande concentração de glicose – açúcar do alimento), o feijão, por sua vez, é uma proteína de origem vegetal fundamental na alimentação, que, junto ao arroz,ajuda a saciar  a fome por mais tempo”, afirma a nutricionista Catarina de Freiras Stocco, especialista em nutrição Funcional, de Curitiba (PR).
 
 Refeição Completa
 
A nutricionista lembra que esses alimentos são ricos em cálcio e fibras. “Se incluirmos a proteína da carne, as fibras e as vitaminas dos vegetais e frutas, teremos, então, uma refeição completa”, orienta Catarina. “Ao contrário doque muitas pessoas pensam, o arroz e o feijão não engordam, mas sim a quantidade deles no prato, além das combinações repletas de frituras. Infelizmente, as pessoas têm consumido cada vez menos essa dupla como prato principal. É preciso retomar esse costume, já que, com moderação, eles são fundamentais”, garante Halpern. Catarina lembra da importância dos alimentos integrais, além de verduras,legumes, frutas, carnes e queijos magros, que se complementam para o bom funcionamento do organismo. 
Confira o que não pode faltar no seu prato:
 
Arroz: o arroz integral possui mais vitaminas, proteínas e minerais. “Para aumentar a concentração de nutrientes, misture o arroz branco com o integral. As fibras protegem contra as doenças, garantem a saciedade por mais tempo e ajudam o intestino afuncionar”, garante Catarina.
 
Feijão: é uma semente com alto valor nutritivo. Além dos minerais ferro, potássio, fósforo e cálcio, o feijão é fonte de fibras e proteínas, importantes para o crescimento e manutenção do organismo.
 
Carne Magra: é rica em proteínas, vitaminas e minerais. Mas o ideal é que se alterne com outras fontes de proteínas, como ovo, frango e peixe.
 
Ovo: “Estudosmostram que as doenças cardiovasculares estão mais relacionadas com maus hábitos alimentares e herança genética do que com os níveis de colesterol dos ovos”, afirma a nutricionista, que indica o consumo de até três ovos por semana.
 
Frango sem pele: fonte de proteínas, vitaminas e minerais. Varie com a carne vermelha, peixes e ovos. Prefira assado, grelhado ou refogado.
 
Farinha de Mandioca:possui sais minerais (cálcio, ferro e fósforo) e vitaminas do complexo B. A mandioca é a base da alimentação de muitas tribos indígenas do Brasil e um complemento indispensável na culinária do Nordeste.
 
Peixe: procure comer peixes como sardinha, atum, salmão, que são ricos em ômega 3. Várias pesquisas apontam: pessoas que consomem alimentos ricos em ômega 3 baixam o triglicérides, o colesterolruim (LDL) e ainda aumentam o bom (HDL).
 
Tomate: tem grande concentração de licopeno, que previne doenças do coração e câncer. Tem vitaminas A e C, ácido fólico, complexo B, cálcio e potássio.
 
Cenoura: é rica em betacaroteno (previne o envelhecimento, aumenta e imunidade, faz bem aos olhos), um componente que se transforma em vitamina A no organismo. Também contém vitaminas C, B2 e B3,...
tracking img