Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 14 (3454 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
estudo dirigido de metabolismo energético:
Definições De metabolismo anaeróbico
1. Defina os seguintes termos: metabolismo, catabolismo, anabolismo, reações endergônicas e exergônicas, reações de oxidação e redução.
Metabolismo: conjunto de reações químicas de um organismo vivo; processo geral pelo qual os sistemas vivos adquirem e usam energia livre para realizar suas funções.
Catabolismo:processo pelo qual os nutrientes e os constituintes celulares são degradados para gerar energia e matéria prima.
Anabolismo: processo no qual as biomoléculas são sintetizadas a partir de componentes mais simples.
Reações exergônicas: reações que liberam energia.
Reações endergônicas: reações que consomem energia.
Reações de oxidação: reações em que há perda de hidrogênios.
Reações de redução:reações em que há ganho de hidrogênios.
Reações de oxidação-redução: reações de transferência de átomos de hidrogênio.
2. De que forma as reações do catabolismo e do anabolismo estão relacionadas?
As reações catabólicas e anabólicas são tipicamente reações acopladas, em que a energia (ATP) e o potencial redutor (NADH) gerados pelas primeiras, são utilizados pelas segundas.
3. Como a energiafica armazenada na molécula do ATP? (Que tipo de energia é essa: térmica, mecânica, química, elétrica?)
A energia fica armazenada na molécula do ATP nas suas ligações fosfato de alta energia. Assim, a energia liberada pelos processos catabólicos fica conservada como energia química na estrutura molecular do ATP.
4. Qual a função do NAD+? Que outra molécula tem a mesma função que o NAD+ nosorganismos vivos?
O NAD+ tem como função transportar e transferir átomos de hidrogênio de uma molécula a outra. A outra molécula que exerce essa mesma função é o FAD.
5. O que é metabolismo aeróbico? E anaeróbico?
O metabolismo aeróbico é aquele em que se tem a produção de energia (ATP) com a participação de oxigênio; já o chamado metabolismo anaeróbico é aquele em que a produção de ATP não necessitada participação de O2.
Estudo Dirigido:Glicólise, Fermentação Láctica:
1. O que é glicólise? Quais são os produtos finais da glicólise? Em que local da célula ocorre a glicólise?
Glicólise é a via metabólica de quebra da glicose e ocorre no citoplasma de todas as células. Durante a glicólise, a molécula de glicose é degradada e convertida em 2 moléculas de piruvato; simultaneamente, sãoproduzidos 2 ATP e 2 NADH.
2. O que ocorre na primeira etapa da glicólise? E na segunda?
Na primeira etapa da glicólise, etapa de investimento de energia, a molécula de glicose é fosforilada e preparada para ser degradada. Para tanto, a célula gasta 2 ATPs. Ao final da primeira etapa da glicólise, uma molécula de glicose é clivada em duas moléculas de três carbonos, o gliceraldeído fosfato e adihidroxiacetona. Na segunda etapa da glicólise, etapa de recuperação de energia, são produzidos 2 ATPs para cada molécula de gliceraldeído fosfato que inicia esta etapa, sendo produzidos no total 4 ATPs; como na primeira etapa haviam sido gastos dois ATPs, o ganho líquido é de 2 ATPs. Cada molécula de gliceraldeído fosfato é transformado em piruvato numa seqüência de 5 reações, em que há também produçãode um total de 2 NADHs.
3. O que são enzimas chaves?Enzimas chave são enzimas específicas de uma via metabólica e que, em geral, catalisam reações essencialmente irreversíveis daquela via. As enzimas chave de uma via metabólica são também aquelas que têm a suas atividades regulada, regulando, assim, o funcionamento da via como um todo.
4. O que é a carga energética de uma célula?A cargaenergética de uma célula se refere a quantidade de ATP disponível. Quando há muito ATP disponível, diz-se que a carga energética está alta, ao passo que, quando a quantidade de ATP disponível é pequena, diz-se que a carga energética da célula está baixa.
5. De que forma a carga energética da célula influencia a glicólise?Quando a carga energética da célula está alta, a glicólise encontra-se inibida,...
tracking img