Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1440 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
1) Porque nos rótulos dos alimentos possui a informação contem glúten?
O glúten presente em todos os alimentos é uma proteína presente no trigo, cevada, centeio, aveia, triticale, malte e painço e em todos os seus derivados, como a farinha, farelo, germes, etc. Ele é formado quando se adiciona água a farinha, onde seus dois componentes (gliadina e glutenina) se aglomeram para formar a massa.Conforme a massa é trabalhada, o glúten confere elasticidade, plasticidade e adesividade, permitindo o crescimento do pão, sua maciez e boa textura. O fubá e as farinhas de milho, arroz, batata, mandioca, amido de batata e soja não apresentam estas propriedades por não conterem um destes componentes que formam o glúten.
De acordo com a lei nº 8.543, de 23 de dezembro de 1992, é obrigatório informarnos rótulos dos alimentos a presença de glúten. Isto porque diversas pessoas apresentam sensibilidade a esta proteína. Esta sensibilidade, também conhecida como Doença Celíaca, é caracterizada principalmente por vômitos, diarreias, distensão abdominal e dificuldade na absorção dos nutrientes pelo organismo. Como esta doença não tem cura, a pessoa pode evitar, de acordo com indicação de umnutricionista, os alimentos que contém glúten.
Assim as pessoas intolerantes a glúten, devem evitar produtos como pães, biscoitos, bolos, massas, salsichas, hambúrguer, salgadinho, leite maltado e outros produtos que contenham farinha de trigo, cevada, aveia e centeio.
Fenilalanina?
A fenilalanina é um dos responsáveis pela produção de adrenalina, fundamental à nossa sobrevivência. Ela realça o humore a disposição, diminui as dores, auxilia na memória e no aprendizado, e ainda reduz o apetite
O aviso, no caso, é destinado aos portadores de fenilcetonúria - uma das doenças hereditárias identificadas pelo teste do pezinho -, que transforma a fenilalanina em compostos tóxicos, secretados pela urina, mas que podem causar atrasos mentais em crianças e distúrbios intelectuais em adultos
Afenilalanina está presente no aspartame e na sacarina, edulcorantes que devem ser usados por tempo limitado por diabéticos, gestantes e pessoas com doenças auto-imunes, principalmente em temperaturas elevadas

2) Qual a diferença entre proteina animal e vegetal?
Toda proteína em nosso corpo é feita a partir da combinação de aminoácidos. As proteínas de alimentos que possuem todos os aminoácidosessenciais são de alto valor biológico ou proteínas completas. Elas mantém a vida, o crescimento e o desenvolvimento. Já aquelas proteínas que apresentam a deficiência de um ou mais destes aminoácidos essenciais, são chamadas de baixo valor biológico.
As proteínas de origem animal (carnes, ovos, leite e derivados) possuem todos os aminoácidos essenciais, são portanto de alto valor biológico. Porém, asproteínas completas também são ricas em gorduras. Já as proteínas de origem vegetal (frutas, lentilha, feijões, soja) apresentam deficiência de aminoácidos essenciais, por isso são de baixo valor biológico, porém apresentam menor teor de gorduras.
Como alguns aminoácidos são “limitantes” em grande parte dos alimentos vegetais, ao longo da história, o homem foi descobrindo através de pratostradicionais de sua cultura, uma mistura de proteínas vegetais que são capazes de se completarem e formarem excelentes combinações.

3) Como ocorre a queratinização do cabelo?
É uma proteína secundária, forma tridimensional de α-hélice (α-queratina) ou de folhas-β-pregueadas (β-queratina), constituídas de cerca de 15 aminoácidos, principalmente de um aminoácido sulfurado denominado cisteína.
Mesmomortas, as camadas de células queratinizadas detêm os micróbios e impedem a desidratação das células que estão logo abaixo. Isso ocorre porque a queratina é impermeável à água. Além disso, essas células mortas impedem que o atrito prejudique as células vivas servindo-lhes de barreira. É formada de proteína impermeabilizante.
A queratina é sintetizada em células diferenciadas - queratinócitos -...
tracking img