Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1251 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 3 de julho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bioquímica

INTRODUÇÃO
No corpo sadio, os constituintes químicos estão em um delicado balanço ou equilíbrio, que é influenciado por fatores externos e internos. Mudanças na concentração de um constituinte químico usualmente vai disparar uma reação para trazer a concentração de volta ao estado normal. Por exemplo, quando os níveis de glicose no sangue aumentam após uma refeição, o pâncreaslibera mais insulina para baixar a concentração da glicose aos níveis normais.
O material mais comumente utilizado para as dosagens bioquímicas é o soro, mas outros fluidos também podem ser utilizados para tais dosagens de acordo com cada caso, como por exemplo: líquido cefalorraquidiano, líquido pleural, líquido sinovial etc.

ALGUMAS SUBSTÂNCIAS TESTADAS EM BIOQUÍMICA
PROTEÍNAS
Proteínas sãocomponentes essenciais das células e dos fluidos do corpo. Elas são formadas por cadeias de aminoácidos. Alguns aminoácidos são produzidos pelo organismo, outros devem ser fornecidos pela dieta.
As proteínas do soro são de dois grandes grupos, as albuminas e as globulinas. Albuminas compreendem aproximadamente 60% do total de proteínas séricas, globulinas cerca de 40%.
A proteína é comumentemedida no soro, mas pode ser medida também na urina ou no LCR. Normalmente a proteína sérica e a albumina são dosadas em uma amostra simultaneamente e as globulinas são calculadas pela diferença: proteínas - albumina = globulina. A albumina é sintetizada no fígado. Níveis baixos de albumina (hipoalbuminemia), podem ocorrer em doenças hepáticas, desnutrição, perda de proteínas pela pele, rins ougastrointestinal.
ELETRÓLITOS
O termo eletrólitos refere-se aos cátions sódio (Na+) e potássio (K+) e os ânions cloretos (Cl-) e bicarbonato. Os eletrólitos estão distribuídos desigualmente entre os espaços intracelulares (dentro das células) e extracelulares (fora das células). Em algumas doenças, o balanço eletrolítico e da água são alterados por causa da perda súbita de líquidos por vômitos,diarréias e micções excessivas. Altas concentrações de sódio são chamadas hipernatremia e baixas concentrações de sódio chamam-se hiponatremia. Altas concentrações de potássio são chamadas hipercalemia e baixas concentrações hipocalemia.
MINERAIS
CÁLCIO
O cálcio é um mineral necessário para a formação dos ossos e para a coagulação sanguinea. De todos os minerais presentes no corpo o cálcio estápresente em maior quantidade. 99% do cálcio do corpo está ligado nos ossos e não são metabolicamente ativos. Somente os íons cálcio não ligados são ativos metabolicamente. Hipercalcemia é o aumento da concentração de cálcio enquanto que hipocalcemia é a diminuição dos níveis de cálcio.
FÓSFORO
A maioria do fósforo do corpo está na forma de fosfato inorgânico. Aproximadamente 80% do fósforo estápresente nos ossos e o resto está principalmente em compostos de alta energia, como a adenosina tri-fosfato (ATP).

FERRO
O ferro é essencial para a síntese de hemoglobina e síntese das proteínas do heme. O ferro é absorvido de fontes componentes da dieta normal e é altamente conservado pelo corpo. No sangue o ferro é transportado pela transferrina. Os níveis de ferro variam com a idade e sexo. Adeficiência de ferro pode levar à anemia.
ELEMENTOS PARA AVALIAR FUNÇÃO RENAL
CREATININA
A creatinina é um refugo da creatina fosfato, um produto que é armazenado nos músculos e usado para produzir energia. A creatinina é excretada pelo rim. Quando a função renal está prejudicada, a creatinina sanguinea aumenta.
URÉIA
Em mamíferos o excesso de aminoácidos é convertido em uréia e excretado pelorim. A concentração de uréia é influenciada pela quantidade de proteína degradada, dieta, hormônios e função renal. Por isso a uréia não é tão bom indicador da função renal quanto a creatinina.
ÁCIDO ÚRICO
O ácido úrico é formado pela degradação dos ácidos nucléicos e é excretado pelos rins. Ele tem baixa solubilidade e tende a precipitar como cristais de ácido úrico ou uratos. O ácido úrico...
tracking img