Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (321 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 20 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
PCI – Bioquímica

A angiogênese é o crescimento de vasos sanguíneos para a irrigação do tumor, é devido a ela que ocorre a nutrição e progressão do tumor. Há vários reguladores endógenos que acontrolam, como por exemplo a angiogenina e o fator de crescimento endotelial vascular.
Os inibidores da angiogênese atuam nesses reguladores endógenos, a fim de impedir a irrigação do tumor,diminuindo assim a sua progressão, mas os mecanismos exatos são ainda controversos.
Inclui-se, nesta categoria, a talidomida, medicamento usado, no passado, para enjôos, durante a gravidez (seuuso foi abolido, pois causava Teratogênese), mas que, por mostrar atividade
antiangiogênica, tem sido usada em estudos clínicos, no tratamento de diferentes tipos de tumores, em combinação com outrosagentes.

Alguns Fármacos:
Avastin: foi observada incidência aumentada de hipertensão em pacientes tratados com Avastin (bevacizumabe). Dados de segurança clínica sugerem que a incidência dehipertensão é provavelmente dose-dependente.
Sorafenibe: Pode causar isquemia cardíaca e ou infarto.
Aldesleucina: Pode causar hipotensão.

O Débito Cardíaco é diretamente proporcional ao produtoda frequência cardíaca com volume sistólico.
Fármacos antiangiogênicos que, de uma certa maneira, causam a hipertensão, aumentam o débito cardíaco e a frequência cardíaca, pois quanto maior apressão, maior é a velocidade do fluxo do sangue para chegar ao átrio direito (retorno venoso) por unidade de tempo. Quanto maior o volume que chega, com mais frequência o coração irá bombear esse sanguede volta a circulação para compensar o aumento, (Lei de Frank-Starling: O volume de sangue que chega deve ser igual ao volume de sangue que sai) causando aumento da frequência cardíaca. Se o retornovenoso é aumentado devido ao aumento da pressão, o débito cardíaco também deve aumentar na mesmo proporcionalidade para manter o princípio já discutido de Frank-Starling e equilibrar a pré-carga com...
tracking img