Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2362 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de junho de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Faculdade de Tecnologia e Ciência- FTC
Disciplina: Bromatologia Profª: Pricila Pelagatti
Curso: Nutrição/ Noturno
Discente: Antonio Idalicio

ESTUDO DIRIGIDO DE PROTEÍNAS
1) O que são proteínas?
São compostos orgânicos de alto peso molecular, são formadas pelo encadeamento de aminoácidos. Representam cerca do 50 a 80% do peso seco da célula sendo, portanto, o composto orgânicomais abundante de matéria viva.

2) O que é aminoácido?
Os aminoácidos são moléculas que contêm simultaneamente grupos funcionais amina e ácido carboxílico. Pode-se dizer, também, que os aminoácidos são monômeros dos peptídeos e das proteínas.

3) Como se forma a ligação peptídica?
Ligação entre dois aminoácidos vizinhos em uma molécula de proteína. Estabelece-se sempre entre o grupo aminade um aminoácido e o grupo carboxila do outro. Durante a formação das ligações peptídicas, quando a proteína está sendo produzida, o grupo carboxila de um dos aminoácidos perde um agrupamento -OH (hidroxila), ficando com uma ligação livre. Ao mesmo tempo, o grupo amina do outro aminoácido perde um hidrogênio (-H), ficando igualmente com uma ligação livre. Os aminoácidos unem-se, então, por essasligações que ficaram livres, estabelecendo a ligação peptídica. O grupo -OH da carboxila de um dos aminoácidos une-se ao -H do grupo amina do outro, formando uma molécula de água. Assim, a união entre dois aminoácidos é uma reação de condensação (síntese por desidratação). As moléculas resultantes da união de aminoácidos são genericamente chamadas peptídios.

4) Em que as proteínas se diferementre si?
Pela quantidade de aminoácidos da cadeia polipeptídica, pelos tipos de aminoácidos presentes na cadeia, pela sequência em que os aminoácidos estão unidos na cadeia.

5) O que são aminoácidos essenciais e aminoácidos naturais?
Um aminoácido essencial é aquele que o organismo considerado não é capaz de sintetizar mas é necessário para o seu funcionamento.
Também chamados de aminoácidosnão essenciais, são produzidos pelo próprio organismo. O organismo animal é capaz de produzir apenas 12 dos 20 aminoácidos existentes na natureza, devendo os demais serem retirados da alimentação.

6) Quais são as causas e os sintomas do Kuashirton?
Kuashirton é um tipo de doença decorrente da falta de nutrientes. Como sintomas da Kuashirton, incluem-se: descoloração dos cabelos tornando-osbrancos ou avermelhados; pele despigmentada, ressecada e inflamada, tristeza e apatia. Abdome distendido, bojudo. O último geralmente é ocasionado por dois motivos: a ascite (barriga-d'água) que aumenta a permeabilidade dos capilares devido à produção aumentada de leucotrienos cisteínicos (LTC4 e LTE4) em função da deficiência generalizada de glutationa intracelular. Isto explica os efeitos dadesnutrição na redução das proteínas plasmáticas, reduzindo a pressão coloidosmótica e conseqüentemente o fluxo osmótico através das paredes dos capilares, o aumento grosseiro de gordura no fígado. Esta alteração gordurosa ocorre por causa da carência de apolipoproteínas que transportam os lipídios do fígados para os outros tecidos corporais. Complementando, a criança tem um aspecto miserável e faceque lembra um buldogue (raça canina). As vítimas da Kuashirton tem falha na produção de anticorpos tais como os que combatem a difteria e a febre tifóide. Comumente, a doença pode ser combatida com uma dieta com maior quantidade de calorias e proteínas; entretanto, o índice de mortalidade pode ser maior que 60% e, por outras vias, pode gerar um impacto a longo prazo no desenvolvimento físico dacriança e, nos casos mais severos, o retardamento mental. Existem várias explicações para o aparecimento e desenvolvimento da Kwashiorkor, tendo ainda controversas. Atualmente, considera-se que a deficiência protéica, aliada com as deficiências energéticas e de micronutrientes, são importantes causas porém podem não ser os fatores chave.

7) O que é uma estrutura primária de uma proteína?
Dada...
tracking img