Bioquimica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (932 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de abril de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Exercício de Fixação Bioquímica
Introdução à Bioquímica
1- Como se caracteriza um átomo?
R= O átomo constitui a menor partícula de um elemento. O átomo é composto de um núcleo central contendoprótons (com carga positiva) e nêutrons (sem carga). Os elétrons (com carga negativa e massa insignificante) revolvem em torno do núcleo em diferentes trajetórias imaginárias chamadas órbitas.2- Como se forma uma molécula?
R= Uma molécula é formada quando átomos do mesmo ou diferentes elementos se combinam. A molécula é a menor partícula de uma substância que pode normalmente existirde maneira independente.
Ex:
Dois átomos de oxigênio se combinam para formar uma molécula de oxigênio [O2].
Um átomo de carbono se combina com dois átomos de oxigênio para formar umamolécula de dióxido de carbono [CO2].

3- Qual a diferença entre as ligações iônicas e covalentes?
R= A ligação iônica ocorre quando um átomo precisa perder elétrons para se tornar estável. Ao perderelétron da última camada, o átomo fica com estrutura elétrica de carga positiva (cátion); ao receber elétron, ele fica negativo (ânion). Um átomo só perde elétron quando encontra outro disposto areceber.
A ligação covalente ocorre qunado 2 ÁTOMOS PRECISAM GANHAR elétrons. Qunado ocorre a associação, eles passam a COMPARTILHAR elétrons.

4- Como são formados as macromoléculas?Exemplifique?

5- Quais as diferenças entre DNA e RNA?
R= O que diferencia um DNA de um RNA são seus açúcares, a base nitrogenada( a uracila só tem no RNA) e o numero de cadeias( DNA: dupla hélice; RNA:só tem uma hélice ou fita). O DNA só e encontrado no núcleo celular e o RNA pode ser encontrado tanto dentro do núcleo quanto fora.

Sistema Tampão
1- Oque é PH?
R= O Potencial Hidrogeniônico(pH) consiste num índice que indica a acidez, neutralidade ou alcalinidade de um meio qualquer.

2- Como a fenolftaleína age?
R= Seu mecanismo de ação como laxante consiste na estimulação do...
tracking img