Biomineral

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1401 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 6 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOMINERAL: FOMENTO NA AGRICULTURA

Ana Elisa K. Possimoser

Eleutério Schaffelen

Emilia K. Possimoser

Idolindo Gabrecht

EEEFM “Alto Jatibocas”

escolaaltojatibocas@sedu.es.gov.br



Resumo

A substituição do calcário pelas cinzas vegetais pode se tornar uma alternativa no desenvolvimento de uma agricultura mais sustentável, levando em consideração os impactos da extração docalcário no ambiente, por tratar-se de um recurso mineral não renovável. Há assim, a necessidade de alternativas que a curto ou longo prazo, possam substituí-lo. As cinzas vegetais são compostas principalmente de cálcio e magnésio que podem corrigir o pH do solo com a mesma eficácia do calcário, e ainda fornecer outros nutrientes. Atualmente são produzidas toneladas desse composto que sãodescartadas incorretamente em lugares baldios, causando a desertificação do solo e contaminando os lençóis freáticos. Nossa proposta é usar esse recurso nas propriedades de Alto Jatibocas e futuramente levá-la para todo o município.



Introdução

A reposição de minerais do solo é fundamental, com o intuito de assegurar resultados positivos na produção final. Nesse caso a reposição de minerais e acorreção da acidez são feitos com o calcário e alguns tipos de fertilizantes. Poucos sabem que o resíduo inorgânico que surge depois da queima de qualquer matéria orgânica é um riquíssimo composto mineral que pode substituir o calcário e ainda fornecer importantes nutrientes para o solo.

As cinzas vegetais (CO2, H2O e NO2) ainda pouco utilizadas na agricultura como adubo para o solo, contêmcálcio, magnésio, fósforo e outros elementos que podem contribuir no desenvolvimento das plantas. Dentre estes elementos, alguns são micronutrientes essenciais para o desenvolvimento dos seres vivos, como, por exemplo, cobre, zinco, magnésio, ferro e boro (RIGAU14; DAROLT e OSAKI2).



Justificativa e Motivação

Sabemos que há muito tempo o homem vem utilizando recursos não renováveis em suasatividades, estes, se tornam cada vez mais escassos e sua exploração muitas vezes de forma incorreta, modifica, de forma considerável, o ambiente.

O crescente uso de fertilizantes químicos em todo o mundo atenta para a necessidade de um manejo sustentável do solo. A substituição de fertilizantes químicos por biofertilizantes pode se tornar uma boa alternativa, já que os custos dessas fontes sãobem menores. Um exemplo alternativo e de custo inferior são as cinzas vegetais provenientes da queima de madeira.

Hoje, produzir alimentos no campo, exige o manejo do solo com toneladas de fertilizantes (que muitas vezes não são produzidos no país) e corretivos para a correção do pH do solo. Muitos desses recursos estão se encarecendo gradativamente, aumentando o custo de produção dos alimentosno campo, e como consequência, o consumidor final acaba percebendo diariamente no aumento dos preços.

Notamos que nossos antepassados tinham costume de usar as cinzas produzidas pelos fogões a lenha (imagem 02), para adubar pequenas hortinhas domésticas. Porém, esse costume acabou sendo deixado de lado, possivelmente pela falta de conhecimento ou por informações distorcidas.

Hoje a produçãode cinzas é maior do que no passado, além de fogões à lenha, existem fornalhas de secadores de café (imagem 01), olarias, padarias, siderúrgicas, incineradoras, entre outras fábricas, o que nos motiva a desenvolver um projeto voltado ao aproveitamento das cinzas vegetais na correção do pH do solo e como fonte de nutrientes.

Um projeto que alcance a todos os produtores de nossa comunidade e queos auxilie na implementação de uma agricultura que não agrida tanto o nosso meio. Um trabalho que expanda além das janelas de nossa escola. Uma utopia real.

Objetivo

Levar ao publico que a utilização das cinzas irá reduzir os custos da produção de alimentos, e consequentemente barateá-los para o consumidor. Propor a redução do uso de recursos não renováveis, minimizando os impactos da sua...
tracking img