Biomedicina

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 15 (3640 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de novembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Célula Vegetal

Características: ♦ Semelhante às células animais ♦ Diferenças: Parede celular Vacúolo central Plastos Amido como material de reserva Capacidade de sintetizar compostos orgânicos utilizando CO2, água e energia da luz solar, através da fotossíntese. Parede celular Constitui a matriz extracelular e é secretada como uma camada que constitui, freqüentemente, uma estrutura espessa,rígida e forte. Nas plantas, existem dois tipos de parede celular: ♦ Parede celular primária: É a primeira que se desenvolve em uma célula jovem. É a única parede nas células que se dividem ativamente ou nas envolvidas em processos metabólicos (fotossíntese, respiração). ♦ Parede celular secundária É formada na superfície interna da parede primária É formada, na maioria das vezes quando a célula párade crescer. Em geral, depois da sua deposição, a célula morre. É importante em células com função de sustentação. ♦ Formação da parede primária: As paredes se originam ao final de cada divisão celular. Após a divisão, as células formadas são pequenas. Neste estágio, entre uma célula e outra, encontra-se apenas uma camada fina, permeável e transparente, denominada lamela média • Polissacarídeos(principalmente pectina) de natureza gelatinosa e cimentante. • A cada lado da lamela média é depositada uma camada de microfibrilas de celulose (celulose, hemicelulose e pectina) → paredes delgadas e semi-rígidas para permitir o crescimento. • Após o crescimento, ocorre a adição de camadas de celulose e de outros polímeros não-celulósicos, secretados pelas células.

♦ Formação da paredesecundária: • Depois de cessado o crescimento pode ocorrer a formação da parede secundária (celulose, hemicelulose e lignina). A lignina – confere resistência à parede • Origem: Espessamento da parede primária Deposição de novas camadas, de composição química diferente, entre a parede primária e a membrana plasmática. ♦ A composição química das paredes celulares é variável. ♦ Constituição da parede:Polissacarídeos (celulose, hemicelulose e pectina - gelificantes). Proteínas e minerais Podem ter lignina (composto fenólico - rigidez), compostos lipídicos (ceras, cutina e suberina) → impermeabilidade e proteção Todos os precursores necessários para sintetizar os polissacarídeos da parede celular vêm do citossol (Complexo de Golgi) Exceção: celulose que é sintetizada por enzimas ligadas a membranaplasmática. Plasmodesmos e Pontoações Plasmodesmos: ♦ Comunicações citoplasmáticas intracelulares pequenas ♦ Canais que atravessam as paredes de células vizinhas, comunicando diretamente os seus citoplasmas → formam o simplasto. ♦ São formados no momento da formação da parede primária. Campos primários de pontoações: ♦ Região de adelgaçamento das paredes primárias de células contíguas ♦ Onde ocorre amaioria dos plasmodesmas ♦ Pontoação: Falha de deposição na parede secundária sobre os campos primários de pontoações Simples: formada pela interrupção da parede secundária sobre a zona que havia originalmente o campo primário de pontoação Areolada: caracterizada pela deposição arqueada da parede secundária sobre o campo primário de pontoação.

Vacúolo central Regiões limitadas por membranasno interior das células vegetais, que se mostram cheias de um líquido denominado suco celular. Circundados pela membrana vacuolar ou tonoplasto. Composição do suco celular: ♦ Água ♦ Íons, pequenas moléculas orgânicas, algumas enzimas e outras grandes moléculas. ♦ Sais minerais, açúcares e alguns possuem proteínas dissolvidas. Funções: ♦ Acumular íons e moléculas de vários tipos ♦ Manter o balançohídrico das células vegetais ♦ Proteção contra herbivoria (cristais) Características: ♦ Célula imatura: vasto número de pequenos vacúolos (provacúolos) Estes crescem e se unem com a diferenciação da célula. ♦ Na célula madura, o vacúolo pode ocupar até 95% do seu volume. ♦ Tonoplasto: transporte ativo de certos íons e retenção deles. ♦ Íons podem acumular-se no suco celular em concentrações que...
tracking img