Biomecani

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (722 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 16 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
A.S.M.

Normalmente, quando realizamos uma força motriz, não contemplamos a grande complexidade de alterações que têm de existir no nosso organismo e, por isso, realizamos essa tarefa de uma formadespreocupada.
Para este trabalho tentei descrever um movimento simples que decorre nos três planos (sagital, horizontal e frontal) e, como tal, nos três eixos (transversal, longitudinal eantero-posterior) de movimentos tradicionais. Movimento esse que ao ser analisado prova a complexidade de um movimento tão simples.
Então, para cada acção procurei enunciar o movimento, o tipo demovimento, o plano, o eixo, bem como, a articulação e o tipo de articulação. Por isso, achei conveniente apresentar alguns conceitos imprescindíveis para a realização deste trabalho.

Tipo de movimento:pode ser:
((Linear: movimento ao longo de uma linha (recta ou curva), com todas as partes do corpo movendo-se na mesma velocidade e direcção (translacção);
((Angular: movimento que envolve rotação emtorno de um ponto ou de uma linha central imaginária;
((Geral: movimento envolvendo translacção e rotação simultaneamente.


Plano: pode ser:
((Sagital: ocorrem os movimentos para a frente epara trás;
((Horizontal: ocorrem os movimentos paralelos ao solo, quando o corpo está na posição erecta;
((Frontal: ocorrem os movimentos laterais de aproximação ou afastamento, dos diferentessegmentos, em relação à linha média do corpo.


Eixo: pode ser:
((Transversal: linha imaginária em que ocorre a rotação no plano sagital;
((Longitudinal: linha imaginária em que ocorre a rotação noplano horizontal;
((Antero-posterior: linha imaginária em que ocorre a rotação no plano frontal.


Articulação: onde se situa o ponto fixo do sistema de alavancas. No trabalho senti a necessidadede classificar a articulação como principal, pois existem mais articulações, que apesar de não fazerem parte do movimento em si, são imprescindíveis para que este possa ser mantido.

Músculos:...
tracking img