Biomateriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (926 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biomateriais: Substâncias que permitem a fabricação de dispositivo apropriado para interações com sistemas biolóicos. É um material destinado a contactar com sistemas biológicos para avaliar,tratar, aumentar ou substituir qualquer tecido, órgão ou função do organismo. Ou seja, biomaterial é um material que interatua com os tecidos nos quais é implantado, mantendo a sua estrutura epropriedades, sem provocar alterações no meio fisiológico envolvente.
Biocompatibilidade: capacidade do material ter uma resposta apropriada numa aplicação biológica específica, com o mínimo de reaçõesalérgicas, inflamatórias ou tóxicas, quando em contato com tecidos vivos ou fluidos orgânicos. Também pode ser definida como “a capacidade de um material desencadear uma resposta adequada do hospedeiro, numaaplicação biológica específica.”
Materiais bioinertes: Tais materiais seriam teoricamente ignorados pelos tecidos vizinhos, não levando a nenhum tipo de resposta inflamatória ou infecciosa no local daimplantação. A bioinerticidade é o princípio no qual um material não causaria nenhuma reação dos tecidos. Entretanto, todo material provoca algum tipo de resposta do organismo, por mínima que elapossa ser.
Exemplo: titânio, alumina, polímeros como silicone, teflon e PMMA.
Obs: Quando os materiais são inertes ou quase inertes, a interface não é biologicamente ligada, há um movimento relativo eo progressivo desenvolvimento de uma cápsula de tecido fibroso não aderente, tanto em tecidos duros quanto moles. Este movimento eventualmente leva à deterioração das funções do implante ou do tecidona interface. A presença de uma cápsula fibrosa pode resultar em falta de adesão no sistema e expulsão do implante.
Materiais bioativos: Material que é projetado para induzir ou condicionar aatividade biológica. Bioatividade é a capacidade de um biomaterial poder formar uma união com os tecidos vivos (união direta e firme entre a superfície do material e os tecidos onde este é implantado.
A...
tracking img