Biomateriais

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (556 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 4 de dezembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Aluno: Marcelo Vaurek Caneparo

Biomateriais
Materiais de Contrução Mecânica 2

Ponta Grossa, 14 de junho de 2011.
Biomateriais
Definição:
É todo o material (metal, cerâmico, polímero ecompósito) natural ou sintético, compatível com um sistema biológico, utilizado para substituir, num todo ou qualquer tecido, órgão ou função do corpo.
Assim, os biomateriais são materiais inseridos nocorpo humano para tratar, melhorar ou substituir qualquer tecido, órgão ou função do corpo, podendo ser de origem natural ou sintética.
Uma definição complementar essencial para a ciência dosbiomateriais, é a “biocompatibilidade”, que pode ser definida como a capacidade do material ter uma resposta apropriada numa aplicação específica, com o mínimo de reações alérgicas, inflamatórias ou tóxicas,quando em contacto com os tecidos vivos ou fluidos orgânicos. A biocompatibilidade compreende as interacções dos tecidos humanos e fluidos, incluindo sangue, com um implante ou material. As interaçõespodem ser do meio fisiológico sobre o material ou ação do material no corpo, sendo difícil separar estas duas interações. Um biomaterial deve ser biocompatível numa aplicação específica, assim, asespecificações da biocompatibilidade devem incluir as condições de utilização e avaliação.
O estudo dos biomateriais é o resultado do envolvimento de alguns ramos da ciência, tais como:

Classificação:Os biomateriais podem ser classificados de acordo com o seu comportamento biológico (bioinertes, biotolerados, bioactivos e reabsorvíveis) e composição química (metálicos, poliméricos, compósitos enaturais). Os biomateriais podem ser classificados segundo sua resposta biológica e quanto a sua composição química. Levando-se em consideração a resposta biológica causada pelo biomaterial, podemosclassificá-los em:
Bioinertes - Não provocam reacções estranhas no mecanismo e estão em contacto direto com o material receptor. Exemplos: titânio, zircônia,  hidróxido de alumínio.
Biotolerados -...
tracking img