Biomassa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1515 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOMASSA

 
[pic]

A biomassa é um material constituído principalmente de substâncias de origem orgânica, ou seja, de animais e vegetais. A energia da biomassa é obtida através da combustão da lenha, bagaço de cana-de-açúcar, resíduos florestais, resíduos agrícolas, casca de arroz, excrementos de animais, entre outras matérias orgânicas. Essa fonte energética é renovável, pois a suadecomposição libera CO2 na atmosfera, que, durante seu ciclo, é transformado em hidratos de carbono, através da fotossíntese realizada pelas plantas. A utilização da biomassa, desde que controlada, não agride o meio ambiente, pois a composição da atmosfera não é alterada de forma significativa. Plantas, animais e seus derivados são biomassa. A utilização da biomassa como combustível pode ser feita commadeira, produtos e resíduos agrícolas, resíduos florestais, resíduos pecuários, restos de animais e lixo. Ao contrário de outras fontes de energia, como o petróleo e o carvão mineral, a biomassa é renovável e em curto intervalo de tempo, pois a sua decomposição libera CO2 na atmosfera.
A utilização da energia da biomassa é de fundamental importância no desenvolvimento de novas alternativasenergéticas. Sua matéria-prima já é empregada na fabricação de vários biocombustíveis, como, por exemplo, o bio-óleo, BTL, biodiesel, biogás, etc.
Entre as principais vantagens da biomassa estão:
- Baixo custo de operação;

- Facilidade de armazenamento e transporte;

- Proporciona o reaproveitamento dos resíduos;

- Alta eficiência energética;

- É uma fonte energética renovável e limpa;

-Emite menos gases poluentes.

Utilização

Uma das primeiras utilizações da biomassa pelo homem para a obtenção de energia foi o uso do fogo. A madeira foi por muito tempo a principal fonte energética utilizada pelo homem, ao lado de óleos vegetais e animais. A revolução industrial marcou o auge da importância do consumo da biomassa, com o uso da lenha nas indústrias, além de sua utilizaçãotambém nos transportes. De acordo com o Banco Mundial, 50% a 60% da energia nos países em desenvolvimento vêm da biomassa, e metade da população mundial cozinha com madeira. A geração de energia por queima da madeira cresceu muito atualmente. No Brasil, o principal uso é a fermentação e a destilação da cana-de-açúcar para a produção de etanol (álcool) - um biocombustivel utilizado hoje em diversas áreasno cotidiano das pessoas.

Biomassa no Brasil

Alguns empreendimentos brasileiros que marcaram o uso da biomassa ocorreram no setor de transportes. Dos anos de 1920 até os primeiros anos da década seguinte, período da crise decorrente da Primeira Guerra Mundial, os compostos de álcool, éter etílico e óleo de mamona foram produzidos como substitutos da gasolina, obtendo grande sucesso.
Em1931, a mistura do álcool na gasolina já permitia ao país uma melhora nos rendimentos dos motores de explosão de forma segura e limpa, evitando o uso de perigosos aditivos tóxicos, como o chumbo tetraetílico, como antidetonantes da gasolina.
O programa Proálcool, implantado na década de 70, marcou a opção do álcool como alternativa ao uso da gasolina. Apesar dos problemas enfrentados, o programasobrevive atualmente, em especial com a recente oferta dos carros fabricados com tecnologia dos motores bicombustível. Nossa gasolina é uma mistura contendo 25% de álcool e a tecnologia de produção do carro a álcool atinge níveis fantásticos em nosso país.
Além disso, o álcool não se limita ao setor de transportes. O setor de energia elétrica também tem sido beneficiado com a utilização deenergia em usinas de álcool e açúcar, a partir da queima de bagaço e palha da cana.
Outros resíduos, como palha de arroz ou serragem de madeira, alimentam algumas termelétricas. O vinhoto, resíduo do caldo de cana, retirado na fase de decantação, antes despejado nos rios, vem sendo agora reaproveitado como adubo em algumas propriedades.
Na indústria siderurgia, experiências anteriores mostraram...
tracking img