Biomas

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1276 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Cerrado

O Bioma Cerrado é reconhecido devido a sua grande diversidade de ecossistemas, com: o cerradão, o cerrado típico, o campo cerrado, o campo sujo. Ocupa cerca de 1,3 milhões de quilômetros quadrados do Brasil central, em parte dos estados de Mato Grosso do Sul, Maranhão, Minas Gerais e quase todo o estado de Goiás e de Tocantins. Aparece também em São Paulo e no Paraná.Considerando as zonas esparsas no Norte, Nordeste e Sula extensão do cerrado atinge cerca de 2 milhões de quilômetros quadrados, aproximadamente 25% do território nacional.
O cerrado típico se caracteriza por árvores relativamente baixas, esparsas, com troncos tortuosos, casca espessa e folhas grossas, disseminadas em meio a arbustos, subarbustos e gramíneas. As arvore e arbustos possuemraízes profundas (15m a 20 m), o que lhes permite atingir o lençol freático.
O clima é quente, com períodos alternados de chuva e seca (inverno seco e verão chuvoso). A vegetação assemelha-se à da savana, possui um tapete gramíneo com raízes pouco profundas, que na época das secas, pode queimar espontaneamente. Por isso o fogo no cerrado parece ter um ciclo mais ou menos regular ealgumas espécies dependem dele para a reprodução e florescem apenas após uma queimada.
Em condições naturais, o solo é muito ácido, com baixo conteúdo de cálcio e magnésio e grande quantidade de alumínio, o que dificulta a absorção de nutrientes pelas raízes. Os troncos têm aspecto recurvado e torcido porque, periodicamente, as gemas (pontos de crescimento) na ponta dos caules sãodestruídas pelo fogo. Com isso, as gemas laterais crescem e provocam a curvatura do caule. Durante a seca algumas plantas perdem folhas; outras perdem também os ramos e fica apenas o caule subterrâneo.



Entre as plantas típicas, há o barbatimão, o pau-santo, o araçá, o pau-terra, a catuaba, o indaiá, o Gonçalo-alves, a sucupira, a gariroba, o angico, a caviúna, oipê-do-cerrado, a peroba-do-campo e o pequizeiro. Entre as plantas herbáceas, há o capim-flexa, o capim-barba-de-bode e o cajueiro-do-campo.
Há uma grande quantidade de animais que vivi no cerrado, entre os mamíferos estão o tamanduá-bandeira, o tatu- bola e o tatu-canastra, característicos da América do Sul e ameaçados de extinção. São ainda encontrados o quati, o macaco-prego, o sagüi, orato-do-mato, a anta, a capivara

2
(maior roedor do mundo), o porco-do-mato e o veado-campeiro, além dos carnívoros com a onça-pintada, a suçuarana, a jaguatirica, o lobo-guará, o cachorro-vinagre, o furão, o cangambá e o guaxinim. Entre as aves, citamos a seriema, a gralha, a asa branca, o papagaio, a araraúna, o tucano, a coruja, o pica-pau, o urubu-rei, o saco, a ema (maior ave dasAméricas), o gavião-preto e o gavião carcará.




De répteis, encontram-se a jararaca, a cascavel, a jibóia, a sucuri, os lagartos, os cágados e os jabutis. Nos rios há rica variedade de peixes.

O cerrado é considerado uma terra naturalmente improdutiva em relação à produção agrícola, mas se tratada com fertilizante e tendo a sua acidez corrigida com calcário,o solo do cerrado se torna muito fértil perfeito para a agricultura, usado principalmente para a produção de cana-de-açúcar, soja e milho e para a criação de bovino. No entanto, o uso inadequado e o desmatamento excessivo têm levado ao esgotamento e a erosão desse solo, com risco de desertificação. A poluição por agrotóxicos, a caça predatória e a extinção de madeira também ameaçam esseecossistema.


3
Caatinga
É o principal ecossistema nordestino, que se caracteriza pela predominância de vegetação xerofítica, com estrato de gramíneas, arbustos de baixo porte e caducifólias, e plantas espinhosas. Ocupa aproximadamente 1 milhão de quilômetros quadrados (cerca de 10% do território brasileiro) e estende-se pelos estados do nordeste (Piauí, Ceará, Rio Grande do...
tracking img