Tales de mileto

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1225 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 23 de julho de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO RODRIGUES DA CUNHA JR.
BRUNO CAIXETA, JOÃO NETO, GEIMISON RODRIGUES, MARCOS AURÉLIO E FAGNER ATAÍDE.

TALES DE MILETO

LETÍCIA APARECIDA



CALDAS NOVAS
2010

ESCOLA MUNICIPAL ORLANDO RODRIGUES DA CUNHA JR.
BRUNO CAIXETA, JOÃO NETO, GEIMISON RODRIGUES, MARCOS AURÉLIO E FAGNER ATAÍDE.

TALES DE MILETO

Trabalho apresentadoá disciplina de Matemática– Esc. Orlando R da Cunha Jr, para obtenção de nota bimestral na disciplina de Matemática sob a orientação da professora Letícia Aparecida.

Caldas Novas
2010
SUMÁRIO

* Capa....................................................................................1
* Folha de Rosto...................................................................2
*Sumário...............................................................................3
* Introdução...........................................................................4
* Biografia..............................................................................5
* Teorema de Tales...............................................................6
* Descobertasgeométricas..................................................7
* Conclusão...........................................................................8
* Referências Biblliograficas...............................................9

INTRODUÇÃO

Tales de Mileto foi um dos mais importantes filósofos da Matemática, e é o primeiro de que se tem notícia no ocidente, fez várias experiências e descobertas, além de serconsiderado um dos sete maiores filósofos da Grécia antiga, e como todo filósofo teve sua parte na evolução dos conhecimentos humanos.

Tales de Mileto

Tales de Mileto foi o primeiro filósofo ocidental de que se tem notícia. Ele é o seu marco inicial. De ascendência fenícia, nasceu em Mileto, antiga colônia grega, na Ásia Menor, atual Turquia, por volta de 624 ou 625 a.C. e faleceu aproximadamenteem 556 ou 558 a.C.
É apontado como um dos sete sábios da Grécia Antiga. Além disso, foi o fundador da Escola Jônica. Considerava a água como sendo a origem de todas as coisas, e seus seguidores, embora discordassem quanto à “substância primordial” (que constituía a essência do universo), concordavam com ele no que dizia respeito à existência de um “princípio único" para essa natureza primordial.Foi ele quem primeiro chamou a atenção para o aspecto abstrato dos objetos geométricos, ao considerar um triângulo ou uma pirâmide, por exemplo, não como coisas concretas, feitas de madeira ou pedra, mas como objetos do nosso pensamento. Uma de suas descobertas no campo filosófico foi a de que “não apenas os homens estão sujeitos a leis, mas também a Natureza”. E apontando para a sombra dosdegraus de um estádio desportivo, teria dito: “Os ângulos dos degraus obedecem a uma lei: são todos iguais”. (Depois veremos esse exemplo com maiores detalhes.)
Entre os principais discípulos de Tales de Mileto merecem destaque: Anaxímenes que dizia ser o "ar" a substância primária; e Anaximandro, para quem os mundos eram infinitos em sua perpétua inter-relação.
No Naturalismo os primeirospassos do pensamento Teórico evolucionista: "O mundo evoluiu da água por processos naturais", aproximadamente 2460 anos antes de Charles Darwin. Sendo seguido por Empédocles de Agrigento na mesma linha de pensamento evolutivo: "Sobrevive aquele que está melhor capacitado".
Tales foi o primeiro a explicar o eclipse solar, ao verificar que a Lua é iluminada por esse astro. Segundo Heródoto, ele teriaprevisto um eclipse solar em 585 a.C. Segundo Aristóteles, tal feito marca o momento em que começa a filosofia. Os astrônomos modernos calculam que esse eclipse se apresentou em 28 de Maio do ano mencionado por Heródoto.
Tales aparece como o iniciador da filosofia, pois buscou o princípio único da explicação do mundo e não só constituiu o ideal da filosofia como também forneceu impulso...
tracking img