Bioma - pampa

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 4 (864 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BIOMA- PAMPA
Os Campos da região Sul do Brasil são denominados como “pampa”, termo de origem indígena para “região plana”, ou também é conhecido como Campos do Sul ou Campos Sulinos. Estadenominação, no entanto, corresponde somente a um dos tipos de campo mais encontrado ao sul do Estado do Rio Grande do Sul, atingindo o Uruguai e a Argentina. No Brasil o Pampa só está presente no estado do RioGrande do Sul, ocupando 63% do território gaúcho e também está presente em territórios da Argentina e Uruguai.
O Pampa é composto basicamente de gramíneas, herbáceas e algumas árvores. Ocupa umaárea de 176.496 Km² correspondente cerca de 2% do território nacional e é constituído principalmente por vegetação campestre. É uma região de clima temperado, com temperaturas médias de 18°C, formadapor coxilhas onde se situam os campos de produção pecuária e as várzeas que se caracterizam por áreas baixas e úmidas.
À primeira vista, a vegetação campestre mostra uma aparente uniformidade,apresentando nos topos mais planos um tapete herbáceo baixo – de 60 cm a 1 m -, ralo e pobre em espécies, que se torna mais denso e rico nas encostas, predominando gramíneas, compostas e leguminosas; osgêneros mais comuns são: Stipa, Piptochaetium, Aristida, Melica, Briza. Sete gêneros de cactos e bromeliáceas apresentam espécies endêmicas da região.
É um dos ecossistemas mais ricos em relação àbiodiversidade de espécies animais, contando com espécies endêmicas raras, ameaçadas de extinção, espécies migratórias, cinegéticas e de interesse econômico dos campos sulinos. As principais espéciesameaçadas de extinção são exemplificadas por inúmeros animais, como: a onça-pintada, a jaguatirica, o mono-carvoeiro, o macaco-prego, o guariba, o mico-leão-dourado, vários sagüis, a preguiça-de-coleira, ocaxinguelê, o tamanduá. Entre as aves destacam-se o jacu, o macuco, a jacutinga, o tiê-sangue, a araponga, o sanhaço, numerosos beija-flores, tucanos, saíras e gaturamos. Entre os mamíferos,...
tracking img