Trabalhos de bio

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1900 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 1 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Os antibióticos são um grupo de fármacos utilizados para tratar as infecções causadas por bactérias. Extraídos, em tempos, de bolores e fungos, podem ser hoje obtidos diretamente por síntese química e utilizados para combater diversas doenças infecciosas. Sua descoberta revolucionou a história da medicina junto com a biotecnologia tem permitido desenvolver antibióticos com diferentes vias deadministração e menor risco de reações alérgicas,pois anteriormente muitas pessoas morriam em decorrência de diversos tipos de infecções.
Atualmente, porém, o uso indiscriminado de antibióticos vem fazendo com que as bactérias se tornem resistentes aos tratamentos, gerando um grave problema no mundo todo. Os antibióticos distinguem-se em: bactericidas, quando eliminam as bactérias, provocandoa destruição da parede bacteriana e bacteriostáticos, quando detêm o crescimento das bactérias, deixando ao sistema imunitário a tarefa de eliminar a infecção. Ajudam a combater os sintomas da infecção, quer quando o organismo é atacado por bactérias nocivas, quer quando as bactérias presentes no organismo se tornam patogênicas. Podem prevenir as infecções, mesmo nos casos em que o sistemaimunitário se encontra debilitado.
O primeiro antibiótico identificado pelo homem foi a penicilina. Alexander Fleming, médico microbiologista, que já vinha há algum tempo pesquisando substâncias capazes de matar ou impedir o crescimento de bactérias nas feridas infectadas. Em 1968 desenvolveu pesquisas sobre estafilococos e a descoberta da penicilina deu-se em condições muito peculiares, graças a umasequência de acontecimentos imprevistos e surpreendentes. Fleming tirou férias e por esquecimento deixou algumas placas com culturas de estafilococos sobre a mesa, ao voltar de férias notou que estavam contaminadas com mofo, quando estava prestes a fazer a limpeza das placas com lisol seu colega Dr. Pryce lhe perguntou como iam suas pesquisas. Fleming apanhou novamente as placas para examiná-lase percebeu que havia em uma das placas, um halo transparente, em torno do mofo contaminante o que parecia indicar que aquele fungo produzia uma substância bactericida. O assunto foi discutido entre ambos e Fleming decidiu fazer algumas culturas do fungo para estudo posterior.
O fungo foi identificado como pertencente ao gênero Penicillium, de onde deriva o nome da penicilina dado à substânciapor ele produzida. Fleming passou a empregá-lo em seu laboratório para selecionar determinadas bactérias, eliminando das culturas as espécies sensíveis à sua ação.
Alguns anos mais tarde, Ronald Hare, colega de trabalho de Fleming, tentou, em vão, "redescobrir" a penicilina em condições semelhantes às que envolveram a descoberta de Fleming. Após um grande número de experiências verificou-seque a descoberta da penicilina só tornou-se possível graças a uma série inacreditável de coincidências, que foram:
* O cogumelo que contaminou a placa, como se demonstrou posteriormente, é um dos três melhores produtores de penicilina dentre todas as espécies do gênero Penicilium;
* O cogumelo contaminante teria vindo pela escada do andar inferior, onde se realizavam pesquisas sobre fungos;* O crescimento do cogumelo e dos estratococos se fez rapidamente, condição para se evidenciar a lise bacteriana;
* No mês de agosto daquele ano, em pleno verão, sobreveio uma inesperada onda de frio em Londres, que proporcionou a temperatura ideal ao crescimento lento da cultura;
* A providencial saída do Dr. Pryce no Laboratório permitiu que Fleming reexaminasse as placascontaminadas e observasse o halo transparente em torno do fungo, antes de sua inutilização.
Apesar de todas essas felizes coincidências, se Fleming não tivesse a mente preparada e avançada não teria valorizado ou mesmo notado o halo transparente em torno do fungo e descoberto a penicilina.
A resistência antibiótica é a capacidade dos microrganismos de resistir aos efeitos de um antibiótico.  Esta...
tracking img