Bioluminescencia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (637 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Bioluminescência é a emissão de luz visível derivada da liberação química de fótons. A bioluminescência obedece a várias funções biológicas: comunicação interespecífica (para vagalumes, vários peixese poliquetas do gênero Odontosyllis), proteção do ataque (para o crustáceo Cypridina e cefalópodos), atração de presas (no peixe sapo Porichthys notatus) e iluminação dos arredores (no peixe lanternaPhotoblepharon sp.). Além das diferentes utilizações, a bioluminescência tem também diversos padrões de produção pelos organismos, sendo que ela pode ser de origem bacteriológica (simbiose) ou serproduzida pelo próprio animal de forma extra ou intracelular. Como um exemplo de bioluminescência, vemos o protozoário dinoflagelado Pyrodinium bahamenese presente nas águas da costa caribenha que criaum fenômeno magnífico, conhecido como “Baia Bioluninescente”.

A amplitude filogenética ainda difusa da distribuição entre os animais bioluminescentes indica uma provável evolução independenteentre estes diversos grupos de organismos. Isto é mais evidente não só pelos diferentes usos para a bioluminescência, mas principalmente pelo mecanismo bioquímico por trás destas reações produtoras deluz.


A energia liberada sob a forma de luz por bioluminescência pode ser calculada pela fórmula:


E = energia luminosa (KJ/mol de fótons); h = constante de Planck;


ν = freqüência; c =velocidade da luz; λ = comprimento de onda (nm).



Mecanismo da Bioluninescência

Bioluminescência ocorre quando alguma parte da energia química de reações bioquímicas é liberada na forma defótons de luz e não na forma de calor. Esta conversão de energia química para luz é devida principalmente à estrutura altamente "forçada" de proteínas chamadas Luciferinas (substrato das reaçõesluminescentes), normalmente com ligações peróxido. A luz é emitida quando esta molécula passa deste estado de alta excitação para um estágio menos excitado. Os diferentes organismos bioluminescentes...
tracking img