Turismo sustentavel na amazonia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1062 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
RELATÓRIO DE PROJETOS



BELÉM
2012
1. Programa de desenvolvimento do Turismo Sustentável na Amazônia da Organização do Tratado de Cooperação Amazônica (OTCA)

O Turismo Sustentável é um estímulo ao desenvolvimento econômico e se tornou uma alternativa para alcançar a melhoria do nível de vida das populações na Amazônia, pois permite manter princípios essenciais como a conservação dadiversidade biológica, respeito aos valores tradicionais e atrativos culturais das comunidades anfitriãs.
A OTCA vem implementando seu Programa de Turismo Sustentável desde 2007, oferecendo aos oito Países Membros (Bolívia, Brasil, Colombia, Equador, Guiana, Peru, Suriname e Venezuela) a oportunidade de se unirem em torno do fortalecimento da imagem turística da região, favorecendo seuposicionamento no mercado internacional.
O programa cria um espaço de diálogo entre os países membros da região amazônica, aumentando os níveis de consciência na região sobre as oportunidades que a  implementação de um Turismo Sustentável pode oferecer como fonte de crescimento econômico. Através da implementação de um turismo sustentável é possível aumentar  o volume de negócios e de empregos em  áreascomo transportes, alojamento, alimentação, recreação, serviços financeiros, entre outros. O Programa de Turismo da OTCA se divide em quatro componentes:
a) Iniciativa “Ano do Destino Amazônia 2009”:

Esta iniciativa busca fortalecer a participação e a imagem da Amazônia no mercado turístico mundial de modo a aumentar o número de pessoas que visitam a região e, assim, multiplicar as receitasnacionais e melhorar a qualidade de vida da população local.

b) Identidade Corporativa da Amazônia:

É necessário criar uma imagem regional como uma representadora da oferta turística e comercial, proporcionando um maior poder de negociação e de abertura de mercados para os países que a compartem. Assim, os 8 países membros da OTCA estarão em condições de criar uma identidade corporativae formar um novo geo-destino reconhecido como AMAZÔNIA. Porém, para isto, requere-se vontade política e apoio empresarial dos países.

c) Circuitos turísticos integrados:

Visa proporcionar aos turistas a oportunidade de visitar a região amazônica de diferentes países e de conhecer diferentes culturas, tradições, comunidades, paisagens, ecossistemas e espécies da fauna e da flora.Consistem em trajetos regionais incluindo transporte terrestre, fluvial ou aéreo, hospedagem, passeios de barco, guias, etc.

d) Mecanismo Institucional:

A OTCA criou vários mecanismos de intercâmbio e articulação que facilitam o diálogo político e promovem as atividades previstas no Programa. Com o intuito de receber o apoio político dos Países Membros, anualmente são realizadas Reuniões deMinistros de Turismo e/ou altas autoridades dos Países Membros da OTCA. Para efetuar o intercâmbio técnico e o planejamento conjunto das atividades do Programa, os Ministérios do Turismo indicaram pontos focais nacionais para integrarem o Comitê Técnico de Turismo (CTT) que se reúne periodicamente em um dos Países Membros. As reuniões do Comitê recebem o apoio do Ministério do Turismo do país que secandidata para sediar a reunião. Mecanismos como esse criam um forte vínculo com a OTCA e facilitam a comunicação regional.

2. Programa Plantio e Manutenção da Secretaria Municipal do Meio Ambiente (SEMMA)

Esse programa desenvolve os seguintes projetos:
a) Plano Diretor de Arborização e Áreas Verdes – PDAVE:
Tem como objetivo geral qualificar e uniformizar a manutenção daarborização em Belém e o planejamento adequado de sua expansão. Além disso, o Plano vai diagnosticar a situação atual da arborização em Belém; planejar o plantio de novas árvores nos logradouros públicos; estabelecer diretrizes para a arborização de Belém; estabelecer normas de conduta para empresas, instituições e pessoas cujas as atividades interferem com arborização urbana. São princípios básicos...
tracking img