Brasil republica

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 78 (19451 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de março de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Brasil República (1889 a ...)

República Velha (1889-1930)
-------------------------------------------------
Apesar das profundas mudanças constitucionais, a estrutura socioeconômica permanece a mesma; a vida dos trabalhadores não muda; a dependência do capital estrangeiro não muda; o sistema de produção não muda e a distância da população para o processo político não muda. Apenas uma coisamuda: os militares chegam ao poder.

República da Espada: Os Militares no Poder (1889-1894)
O período imediatamente posterior à Proclamação da República, entre 1889 e 1894, é caracterizado pela hegemonia política do exército, recebendo, por isso, a denominação de República da Espada.
A República da Espada foi responsável pela transição do regime monárquico para o regime republicano. Aparticipação popular no processo foi nula e a república resultou da aglutinação de interesses políticos dos militares, da classe média urbana e da elite cafeeira.
Após a deposição do imperador, ficaram claras as diferenças existentes entre os republicanos. A ala militar queria um Executivo forte e um Regime Centralizado, enquanto a aristocracia reivindicava o Federalismo que lhes permitiria manobrar aseconomias estaduais sem a interferência do governo central. Os militares assumiram o poder logo após a deposição do imperador, mas os cafeicultores ganharam a disputa final.
O Governo Provisório: Deodoro da Fonseca (1889-1891)

Na noite de 15 de novembro de 1889, formou-se o governo provisório da república, chefiado pelo Marechal Deodoro da Fonseca, que deixara de ser monarquista somente nasvésperas do golpe republicano.
Logo nas suas primeiras deliberações, o governo provisório revelou seu caráter conservador. Deixou bastante claro que sua principal missão era, naquele período de transição, defender a ordem pública e o direito de propriedade dos habitantes nacionais e estrangeiros. E para acalmar os possíveis temores dos países capitalistas, o governo provisório comprometeu-se a assumir,em nome da república todos os compromissos financeiros contraídos durante o regime monárquico.
Entre as primeiras providências tomadas pelo governo provisório, destacam-se:
* A grande naturalização, assim chamada em virtude de passarem à condição de brasileiros todos os estrangeiros aqui residentes que não manifestassem desejo de permanecer com a antiga naturalidade.
* A separação daIgreja do Estado, ocorrendo, em consequência, a regulamentação do casamento e do registro civil.
* A reforma do código criminal, a reforma do sistema bancário e do ensino militar, segundo padrões positivistas.
* Bandeira da República, com o lema “Ordem e Progresso”.
* Assembléia Constituinte, para elaborar a 1ª Constituição Republicana.
* Transformar as Províncias em Estados enomeou interventores.
* Extinção do Senado Vitalício e do Poder Moderador.

O Problema Econômico – O Encilhamento
Na tentativa de promover o desenvolvimento industrial e o crescimento do mercado interno brasileiro, o Ministro da Fazenda Rui Barbosa, aplicou uma política de emissão de papel-moeda, de facilidade de crédito e de aumento nas tarifas alfandegárias. Essas medidas, que deveriamestimular o crescimento e a diversificação da economia nacional, acabaram estimulando uma especulação financeira que deu origem à primeira crise econômica republicana – a Crise do Encilhamento –, que se caracterizou por um surto inflacionário e aumentou o endividamento público e a criação de “empresas fantasmas”.

A Constituição de 1891
A primeira Constituição Republicana, a segunda da historiado Brasil, foi promulgada em 24 de fevereiro de 1891. Teve como modelo a Constituição dos Estados Unidos e estabelecia, entre outras, as seguintes determinações:

* Federalismo;
* Presidencialismo;
* Representatividade;
* Extinção do Poder Moderador e o estabelecimento dos Três Poderes (Executivo, Legislativo e Judiciário):
* O Poder Executivo era exercido pelo...
tracking img