Biologo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1159 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
BORBOLETA

TECNICA DO NADO

Posição do corpo
É difícil definir precisamente a posição do corpo além de dizer que o ritmo do nado como um todo está correto, é desejado um nadar plano e horizontal, movimentos verticalmente tendenciosos dos braços e pernas contribuem para o quadril do nadador ficar em torno da gravidade de seu corpo à medida que ele se move através da água. As pernas sãounidas e movidas para baixo, o resultado desta ação é que os quadris do nadador são também elevados.
A partir do momento que o nadador desenvolve uma habilidade na técnica do nado borboleta, ele desenvolve uma aparência de nado mais fluente do que abrupta com o quadril em uma posição permanentemente elevada. A inspiração requer que a cabeça do nadador seja elevada pela hipertensão do pescoçoresultando o impulso do queixo à frente. Para o restante do ciclo do nado, a cabeça deve estar posicionada numa atitude normal com a linha da superfície da água entre a linha dos cabelos e o topo da cabeça. Na examinação, os ombros devem ser visto, como estando alinhados á superfície da água. O movimento da recuperação, os braços, mãos e ombros devem estar completamente fora da superfície da água antes dareentrada que se dá num ponto á frente dos ombros. Durante o movimento á frente, os ombros e as costas do nadador devem ser visíveis durante a recuperação e os braços devem ser visto se elevando claramente acima da água, com os cotovelos altos. As solas dos pés só devem estar visíveis no ponto alto da batida de perna e a quantidade de água espirrada deve ser mínima.
Ação das pernas
A ação daspernas é mais largamente usada no estilo borboleta é a pernada golfinho ou rabo de peixe. A batida de braços altos apareceu pela primeira vez nos anos 1930, no estilo peito, algum tempo depois da segregação dos nados ocorrida em 1952, os nadadores do estilo borboleta continuaram a usar o estilo de pernada do nado peito.

Pernada golfinho
As pernas se movem simultaneamente no plano vertical deforma similar á ação singular do momento de perna do estilo crawl. Como as duas pernas se movem juntamente há uma forte possibilidade da ação das pernas se tão propulsiva quanto elevatória, o ritmo do nado é tal que há duas pernadas relativamente iguais para cada ciclo de movimento de braço, as batidas para baixo, que ocorre no final da puxada dos braços, contribui para o impulso á frente dosbraços do nadador. A próxima pernada acontece durante a fase de pegada, depois de o nadador ter mergulhado de volta para água mais uma vez, é esta ação tende a produzir uma rotação do nadador longitudinalmente de forma que seus quadris se elevem, o movimento das pernas é gerado pelo quadris a batida para cima acontecendo enquanto os joelhos e tornozelos estão estendidos e a batida para baixo começandocom uma flexão inicial do joelho e terminando com uma ação de chicote de perna. Durante o movimento, os pés devem ser mantidos numa posição de apoio contra a pressão da água, estendidos flexão plantar. Eles devem também estar voltados com os dedos apontados, os joelhos devem estar um pouco afastados a fim de auxiliar a rotação de pé, a profundidade ideal de pernada depende principalmente dascaracterísticas físicas do nadador e de sua habilidade.A maioria dos professores, ensinam uma profundidade de pernada constante e deixam os refinamentos posteriores para o técnico de natação a profundidade da pernada pode varias de 45 a 60 cm dependendo década nadador.
Ação dos braços
A ação dos braços no estilo peito proporciona a principal contribuição para a propulsão. A trajetória das mãosdurante a fase propulsiva do nado passa por uma forma de S. um exame subaquático dos nadadores de borboleta mostra que grande parte do movimento propulsor é aquela da pernada com as mãos levemente inclinadas na direção do movimento. O movimento global dividido na fase de propulsão e recuperação.
- Fase propulsiva: pegada, puxada, impulso
-Fase de recuperação: descanso, recuperação acima da água,...
tracking img