Futsal

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1241 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Futsal

História do Futsal

O surgimento do Futsal data-se da década de 30 na cidade de Montividéu (Uruguai), onde as peladas de várzea começaram a ser adaptadas as quadras de basquete e pequenos salões.
Porém, as primeiras regras do Futebol de Salão foram redigidas em 1933 – fundamentadas no futebol, basquetebol, handebol e pólo aquático – pelo Professor de Educação Física da ACM –Associação Cristãs de Moços / Uruguai, Juam Carlos Ceriani.

Como as bolas de ar utilizadas depois, saltavam muito e saiam freqüentemente das quadras, posteriormente tiveram seu tamanho diminuído e o peso aumentado. Daí o fato do Futebol de Salão ser chamado de "esporte da bola pesada".

Em 1971 é fundada no Rio de Janeiro, a Federação Internacional de Futebol de Salão (FIFUSA), contando com a filiaçãode 32 países que praticavam o futebol de salão nos moldes brasileiros. O primeiro presidente da FIFUSA é o brasileiro, João Havellange.

Em 1982 foi realizado o primeiro campeonato Mundial de Seleções de Futebol de Salão organizado pela FIFUSA, no Ginásio do Ibirapuera / SP e o Brasil torna-se o primeiro campeão vencendo o Paraguai.

A década de 80 representa a grande mudança na trajetória doaté então Futebol de Salão, já que a FIFA (Federação Internacional de Futebol) decidiu que queria assumir o controle do Futebol de Salão, mesmo com a resistência de muitos integrantes da FIFUSA, a mesma acabou se enfraqueceu com a chegada da FIFA e se extinguiu no final da década de 80.

Com o comando da FIFA o Futebol de Salão mudou de nome e de regras, passou a se chamar FUTSAL, embora asprimeiras regras tenham surgido no Uruguai, nada foi feito naquele País no sentido de aperfeiçoá-lo ou divulgá-lo, cabendo aos brasileiros a responsabilidade pelo crescimento, divulgação e ordenação do Futsal como modalidade esportiva. De tal forma podemos afirmar que devido à identificação, popularidade e dimensão alcançada no Brasil, o Futsal é um esporte genuinamente brasileiro.
Duração do jogoAs partidas de futsal se dividem em dois tempos de 20 minutos cada – com a bola rolando. Isto quer dizer que o cronômetro para cada vez que a bola não estiver em jogo, reiniciando-se com sua reposição.

Regras do Futsal
- As equipes são formadas por 5 jogadores de linha (sendo um goleiro) e 7 jogadores, no máximo, como reservas.
- O Futsal é praticado em quadra retangular de piso rígido, commedidas que variam de acordo com a categoria. Na Liga de Futsal Masculina, por exemplo, a quadra deve ter entre 38 e 42 metros de comprimento por 18 a 25 de largura. 
- A bola de futsal (categoria adulto masculino) deve ter entre 62 e 64 cm de circunferência e peso entre 400 e 440 gramas.
- O árbitro pode usar dois cartões para punir as faltas. O amarelo (advertência) e o vermelho (expulsão por 2minutos ou pode ser substituído ao tomar um gol).
- As substituições podem ocorrer a qualquer momento e em número indeterminado.
- Os jogos da categoria adulto ocorrem em 40 minutos (2 tempos de 20 minutos).
- O posicionamento de uma equipe de futsal segue o seguinte esquema: goleiro (defende o gol com mãos e pés e também pode atacar), fixo (jogador de defesa), ala (joga mais pelas laterais),pivô (movimenta-se no ataque e arma jogadas).
Regras do goleiro
- O goleiro é o único jogador que pode usar as mãos e sua ação com as mãos é limitada pela área de gol.
- O goleiro não pode demorar mais de 4 segundos para repor a bola em jogo, depois de ter sido por ele agarrada ou declarada em condições de ser jogada.

- O goleiro deve tocar ou controlar com suas mãos a bola fora da área.Habilidades do jogador
•Domínio da bola: o recebimento da bola chama-se abafamento ou domínio da bola, que pode ser de várias maneiras: abafamento com a cabeça (testa), abafamento com a coxa, abafamento com o peito, abafamento com o pé (lado interno, lado externo, peito do pé, sola do pé).
•Condução da bola: a bola deverá ser conduzida com o lado externo, interno, peito ou ponta do pé,...
tracking img