Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (622 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 10 de outubro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Fundação Técnico Educacional Souza Marques
Curso de Pós-Graduação em Análises Clínicas
Módulo de Microbiologia
Profª Jackeline Thomé

Isolamento das bactérias causadoras de infecções urináriase seu perfil de resistência aos antimicrobioanos

Isolamento das bactérias causadoras de infecções urinárias e seu perfil de resistência aos antimicrobioanos

A infecção do trato urinário (ITU) éuma das causas que frequentemente leva homens e mulheres a procurarem tratamento nas unidades municipais de saúde. A infecção do trato urinário é caracterizada pela presença de microorganismos naurina, sendo um dos patógenos mais comuns as bactérias, estas podem atacar o aparelho urinário desde a bexiga causando cistite, a uretra uretrite, até o rim causando pielonefrite. A infecção urinária podese manifestar de diversas maneiras, ou ser assintomática.

Desta forma o presente trabalho teve como objetivo identificar quais os microorganismos responsáveis por esta infecção e seu perfil deresistência aos antimicrobianos mais utilizados na rede municipal. Utlizando 120 amostras de urina de pacientes com suspeita clínica de ITU e processados pelo sistema de laminocultura nos meios CLED, Macconkey e EC cromogênico, no laboratório de microbiologia I do Centro Universitário Positivo (UNICENP).

Os agentes etiológicos dominantes, responsáveis por mais de 85% dos casos de infecção dasvias urinárias, são os bacilos Gram-negativos, que são habitantes normais do trato intestinal. O mais comum é a Escherichia coli, seguida dos gêneros Proteus, Klebsiella e Enterobacter. Entre asbactérias Gram positivas encontram-se Enterococcus faecalis, e espécies do gênero Staphylococcus. Mas praticamente todos os outros agentes bacterianos e fúngicos também podem ser causadores de ITU.

Asestratégias de investigação e tratamento têm mudado nos últimos anos, procurando-se diminuir custos. No passado, a prática de urocultura, com teste de sensibilidade, fazia parte de todos os pacientes...
tracking img