Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1522 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 25 de maio de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Teia da Vida

Principais características de uma população
Densidade/ crescimento populacional

A industrialização atual resulta de um processo evolutivo iniciado com a revolução industrial ocorrida na Europa e particularmente na Inglaterra. Esse período industrial significou a passagem de uma sociedade rural e artesanal para uma sociedade urbana industrial. Decorrente de um desenvolvimentoque não considerou os impactos relevantes da revolução industrial e a finitude dos recursos naturais no século XX testemunhou o maior e o mais rápido avanço tecnológico da história da humanidade e também as maiores agressões ao meio ambiente”. (Paixão, 2009)

O tamanho da populações deve manter-se mais ou menos constante ao longo do tempo nos ecossistema em equilíbrio. Isso é importante, poisalterações no tamanho de uma população pode determinar alterações em outras populações que com ela coexistem.
Densidade da população
Correspondem ao número de indivíduos de uma população em determinada área ou volume.
Nas populações humanas a densidade é estimada a partir dos censos demográficos, que são realizados periodicamente.

O crescimento de uma população depende do conjunto de doisfatores:
Taxa de imigração e emigração→ correspondem ao número de indivíduos que entram em uma população e ao número dos que dela saem por unidades de tempo. Esses dois mecanismos corresponde a dispersão ou migração.
Taxa de natalidade→ corresponde a velocidade com que novos indivíduos são adicionados a população por meio de reprodução.
Taxa de mortalidade→ corresponde a velocidade com queindivíduos são eliminados da população, por morte.

Fatores que alteraram o tamanho populacional
Potencial biótico: Capacidade teórica de crescer apresentada pelas populações. Todas populações possuem potencial para crescer.
Ex: Um único casal, pássaros, chocando 6 ovos por ano, e com mortalidade zero, produziria ao final de 15 anos cerca de 10 milhões de descendentes.

Fatores bióticos eabióticos→ Em condições naturais, o crescimento de uma população é limitado pela disponibilidade de recursos do meio.

Para compreendermos o gráfico acima,imagine uma população que inicia a colonização de um novo hábitat,propício á sobrevivência dos indivíduos. O crescimento inicial da população é lento,pois o número de indivíduos que inicia acolonização do ambiente é pequeno e, conseqüentemente, a taxa de natalidade também é pequena. Pela reprodução,o número de indivíduos vai aumentando,determinando o crescimento da população. Se as condições no ambiente fossem ideais, o crescimento da população seria cada vez maior e o resultado seria uma curva de exponencial (em vermelho) representada no gráfico acima.A resistência ambiental ouresistencia do meio, impedem o crescimento da população além de certo limite,determinando uma redução no crescimento populacional. Quando se estabelece um equilíbrio entre as condições do ambiente e o potencial biótico da população.O tamanho da população em equilíbrio será o máximo possível,considerando-se a resistencia ambiental ou aresistencia do meio.

Dentre os fatores bióticos podemos destacar→ competição intra-específica, predação e parasitismo.

Dentre os fatores abióticos podemos citar:

Quantidade de oxigênio
Incidência de luz solar
Disponibilidade de alimento e água
Disponibilidade de refúgios
Salinidade
Temperatura
Umidade do ar
Profundidade
Estrutura etária
A estrutura etária de uma populaçãorefere-se à proporção dos indivíduos das várias faixas etárias.
Populações em crescimento possuem muitos indivíduos jovens, enquanto populações estáveis maior equilíbrio entre o número de jovens e o número de adultos. Populações em declínio possuem menor proporção de jovens em relação as demais classes etárias.
O Crescimento Populacional da Espécie Humana
O crescimento populacional humano é...
tracking img