Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1154 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 15 de agosto de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
[pic]






CURSO: Gestão comercial
DISCIPLINA: Fundamentos da administração
PROFESSOR: Ailton Ferreira Cavalcante
ALUNO: André Elias Seilert









RESENHA

(LIVRO: Princípios da administração científica)





















Brasília, setembro de 2011




Referência Bibliográfica


TAYLOR, Frederick Winslou. Princípios da administraçãocientífica. São Paulo: Editora Atlas, 2011






Frederick Winslou Taylor, engenheiro mecânico, considerado o pai da administração, dedicou-se a estudos de metodização e modernização dos processos de trabalho na indústria. Foi engenheiro-chefe da Midvale Steel Co, engenheiro mecânico do instituto de tecnologia de Stevens, de New Jersey e presidente da sociedade Americana de engenhariamecânica.
Publicou entre outras obras Shop Management (1903) e principles of cientific management (1911).




Anotação esquemática
• Análise do trabalho e estudo dos tempos e movimentos: objetivava a isenção de movimentos inúteis, para que o operário executasse de forma mais simples e rápida a sua função, estabelecendo um tempo médio, afim de que as atividades fossem feitas em umtempo menor e com qualidade, aumentando a produção de forma eficaz.
• Estudo da fadiga humana: a fadiga predispõe o trabalhador à diminuição da produtividade e perda de qualidade, acidentes, doenças e aumento da rotatividade de pessoal.
• Divisão do trabalho e especialização do operário, cada um se especializaria e desenvolveria as atividades em que mais tivessem aptidões.
• Desenho decargos e tarefas: desenhar cargos é especificar o conteúdo de tarefas de uma função, como executar e as relações com os demais cargos existentes.
• Incentivos salariais e prêmios por produtividade
• Condições de trabalho: O conforto do operário e o ambiente físico ganham valor, não porque as pessoas merecessem, mas porque são essenciais para o ganho de produtividade
• Padronização:aplicação de métodos científicos para obter a uniformidade e reduzir os custos
• Supervisão funcional: os operários são supervisionados por supervisores especializados, e não por uma autoridade centralizada.
• Homem econômico: o homem é motivável por recompensas salariais, econômicas e materiais.

Princípios da Administração Científica
A principal contribuição de Taylor à teoriade administração foi a sua insistência em aplicar métodos científicos aos problemas da administração, baseando-se em leis, regras e princípios claramente definidos. Mostrou também que esses princípios fundamentais de Administração Científica são aplicáveis a todos os tipos de atividades humanas que por vez são de grande importância para um equilíbrio e gestão da produção no sistema.
Taylorentão caracterizou seus estudos pela observação dos trabalhadores em relação ao sistema do trabalho em específico, dando ênfase na tarefa. Desta forma buscava propor um melhor rendimento dos operários, que na época eram desqualificados e, portanto, desconsiderados como integrantes importantes na empresa ou indústria.
A empresa era vista como um sistema fechado, isto é, os indivíduos nãorecebiam influências externas. O sistema fechado é mecânico, previsível e determinístico. Porém, a empresa é um sistema que movimenta-se conforme as condições internas e externas, portanto, um sistema aberto e dialético.


Os quatro princípios fundamentais da administração Científica são:
• Princípio de planejamento – substituição de métodos empíricos por procedimentos científicos – sai de cenao improviso e o julgamento individual, o trabalho deve ser planejado e testado, seus movimentos decompostos a fim de reduzir e racionalizar sua execução.
• Princípio de preparo dos trabalhadores – selecionar os operários de acordo com as suas aptidões e então prepará-los e treiná-los para produzirem mais e melhor, de acordo com o método planejado para que atinjam a meta estabelecida.
•...
tracking img