Biologia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (672 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Alguns seres vivos existentes no nosso planeta, designados por seres autotróficos, desenvolveram a capacidade de produzir compostos orgânicos a partir de substâncias minerais, utilizando uma fonte deenergia externa, este processo desenvolvido pelas plantas, micro algas e bactérias é denominado por fotossíntese.
Este processo consiste na conversão da energia luminosa em energia química atravésdas plantas, transformando o dióxido de carbono (CO2), a água (H2O) e os sais minerais, retirados do solo através da raiz da planta, em compostos orgânicos e oxigénio gasoso (O2). A radiação solar éabsorvida pelas folhas das plantas através da clorofila. A partir deste processo, a fotossíntese, as plantas produzem o seu próprio alimento, constituído essencialmente por açúcares como a glicose,quando esta produção é em excesso, o excedente é armazenado nas reservas das plantas para uso futuro. Assim de forma genérica podemos equacionar a fotossíntese da seguinte maneira:

A energia luminosautilizada na fotossíntese é captada através de pigmentos fotossintéticos - clorofilas (A, B, C e D) e carotenóides. Os estes diferentes tipos de pigmentos possuem estruturas diversas, permitindo quecada um seja capaz de captar radiações de vários comprimentos de onda. A faixa do espectro electromagnético correspondente à radiação visível, que inclui radiações com comprimentos de onda que vãodesde o violeta, com cerca de 380 nm, ao vermelho, com 700 nm, é designada radiação fotossinteticamente activa, onde os pigmentos absorvem as radiações mais eficientes para a fotossíntese nas faixasvermelho-alaranjado e azul-violeta do espectro. Nas plantas superiores, os principais pigmentos fotossintéticos são as clorofilas (A e B) e os carotenóides: as clorofilas são responsáveis pela cor verdecaracterística das plantas, enquanto que os carotenóides, também chamados pigmentos acessórios, são amarelados ou alaranjados.
Nas plantas a fotossíntese ocorre ao nível dos cloroplastos: é na...
tracking img