Biologia celular

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 10 (2303 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 21 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
OS DOIS TIPOS CELULARES : PROCARIONTES E EUCARIONTES

A microscopia eletrônica demonstrou que existem fundamentalmente duas classes de células: as procariontes (pro: primeiro, eucario: núcle), cujos cromossomos não estão separados do citoplasma por membrana, e as eucariontes (eu: verdadeiro, cario: núcleo), com o núcleo bem individualizado e delimitado pelo envoltório nuclear.
As célulasprocariontes caracterizam-se pela pobreza de membranas, que, nelas, quase se reduzem a membrana plasmática. Ao contrário do que ocorre nas células eucariontes, as procariontes não possuem membranas separando os cromossomos do citoplasma. Os seres vivos que tem células procariontes são denominados procariotas, compreendendo as bactérias (as cianofíceas, ou algas azuis). A célula procarionte mais bemestudada é a bactéria Escherichia coli, que, por sua simplicidade estrutural e rapidez de multiplicação, revelou-se excelente para os estudos de biologia molecular. E. coli é separada do meio externo por uma membrana plasmática semelhante a que envolve as células eucariontes, e por fora dessa membrana existe uma parede rígida constituída por um complexo de proteínas e glicosaminoglicanas, tendo essaparede função de proteção mecânica. No citoplasma dessa célula existem ribossomos ligados as moléculas de RNA mensageiro, constituindo polirribossomas. Encontram-se, em geral, dois cromossomos idênticos, circulares, ocupando regiões denominadas nucleóides e presos a pontos diferente da membrana plasmática. Cada cromosoma, constituído de DNA não- associado a histonas. A E. coli pode conter um oumais cromossomas, porém, todos em uma mesma célula, são sempre idênticos. As células procariontes não se dividem por mitose, e seus filamentos de DNA não sofrem o processo de DNA não de condensação que leva a formação de cromossomas visíveis ao microscópio óptico, durante a visão celular.
O citoplasma das células procariontes em geral não apresentam outra membrana além daquela que separa o meioexterno (membrana plasmática). Em alguns casos podem existir invaginações da membrana plasmática que penetram no citoplasma, onde se enrolam, originando estruturas denominadas mesossomas. Além disso, no citoplasma das células procariontes que realizam a fotossíntese, existem algumas membranas, paralelas entre si, e associadas a clorofila ou a outros pigmentos responsáveis pela captação da energialuminosa. Outra diferença entre a célula procarionte e eucarionte é a falta de um citoesqueleto é responsável pelos movimentos e pela forma das células, que, muitas vezes, é complexa. A forma simples das células procariontes, é mantida pela parede extracelular, sintetizada no citoplasma e agregada a sua superfície externa da membrana celular. Esta parede é rígida e tem também papel importante naproteção da célula bacteriana, diante das variações do meio ambiente onde ela se encontra na natureza. Todavia, a diferença mais marcantes entre as células procariontes e eucariontes é a probeza de membranas nas procariontes. O citoplasma das células procariontes não se apresenta subdividido em compartimentos, ao contrario do que ocorre nas células eucariontes, onde um extenso sistema de membranacria no citoplasma microrregiões que contêm moléculas diferentes e executam funções especializadas.
Já nas células eucariontes, apresenta-se duas partes morfologicamente bem distintas – o citoplasma e o núcleo – entre as quais existe um trânsito constante de moléculas diversas, nos dois sentidos. O citoplasma é envolto pela membrana plasmática, e o núcleo, pelo envoltório nuclear. Umacaracterísticas importante das células eucariontes é sua riqueza em membranas, formando compartimentos que separam os diversos processos metabólicos graças ao direcionamento das moléculas absorvidas e as diferenças enzimáticas entre as membranas dos vários compartimentos. A célula eucarionte é como uma fábrica organizada em seções de montagem, pintura, embalagem, etc. Além de aumentar a eficiência, a...
tracking img