Biologia antigamente

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1647 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 30 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
ÍNDICE
INTRODUÇÃO ...................................................................................... 02
PRÉ-HISTORIA/ ANTIGUIDADE .......................................................... 03
IDADE MÉDIA ....................................................................................... 03
IDADE MODERNA ................................................................................04
IDADE CONTEMPORÂNEA ................................................................. 05
BIBLIOGRAFIA ..................................................................................... 09

INTRODUÇÃO
BIOLOGIA
Biologia significa "estudo da vida". É a ciência responsável pelo estudo da vida: desde o seu surgimento, composição e constituição; até mesmo à sua história evolutiva, aspectoscomportamentais e relação com outros organismos e com o ambiente.
Assim, a Biologia tem como objeto de estudo os seres vivos. Tais organismos se diferenciam dos demais por serem constituídos, predominantemente, de moléculas de carbono, oxigênio, hidrogênio e nitrogênio; e por apresentarem constituição celular, necessidade de se nutrirem, capacidade reprodutiva e de reação a estímulos.PRÉ-HISTORIA E ANTIGUIDADE
A história da Biologia começa na pré-história, onde o homem começou a observar as plantas, quais eram venenosas, as que tinham bons frutos, o comportamento dos animais e época de frutificação de certos vegetais.
Na antiguidade clássica, Aristóteles tornou-se um dos mais importantes naturalistas. Observou e compreendeu o funcionamento dos órgãos dos animais, distinguindo-os entreanimais com sangue e animais sem sangue e também percebeu a existência de órgãos análogos e homólogos.
O sucessor de Aristóteles, Teofrasto, foi o autor de inúmeros trabalhos sobre botânica (Historia Plantarum) que sobreviveram como sendo os mais importantes contributivos para esta área até à Idade Média.

IDADE MEDIA
A Idade Média é considerada por muitos como a idade das trevas no quetambém diz respeito ao avanço do conhecimento científico. No entanto, no que diz a respeito às ciências biológicas, alguns avanços verificaram-se neste período. Muitos estudiosos de medicina começam a orientar o seu trabalho também para as áreas da zoologia e botânica.
Com o fim da civilização romana, a cultura clássica entrou em fase de regressão e coube ao mundo árabe a recuperação de um legado deconhecimentos mais tarde reintroduzidos na Europa graças às traduções do árabe para o latim. Entre os cientistas árabes que intervieram nesse importante trabalho de ligação destacam-se al-Yahiz, que viveu no século IX e elaborou um dos primeiros tratados de zoologia, o Livro dos animais; e Avicena (Ibn Sina), que no século XI redigiu, entre outras obras de interesse capital, o Cânon de medicina,paradigma da ciência biológica medieval.
Nos séculos XII e XIII reativou-se a cultura europeia, fundaram-se escolas e universidades. Surgiram figuras como santo Alberto Magno e Roger Bacon.
Alberto Magno, durante o século XIII, escreve um livro destacando a diferenciação entre as plantas monocotiledôneas e dicotiledôneas e entre plantas vasculares e não vasculares. Alberto se inspirou noconhecimento de Aristóteles, porém adotou uma critica em relação a este, chegando a afirmar que o objetivo da ciência natural não é simplesmente aceitar as afirmações de outros, mas investigar as causas que operam na natureza.
Durante o século XIV começaram a ser feitas dissecações de cadáveres, o que fez a anatomia progredir acentuadamente.
Deram-se também avanços significativos em ótica, que no futuroproporcionou o desenvolvimento de um aparelho que iria revolucionar a maneira como os estudiosos viam e interpretavam o mundo vivo: o microscópio.

Ilustração anatômica de um cavalo, com origem no Egipto e datada do século XV.

IDADE MODERNA

William Harvey mostra que o coração bombeia sangue pelo corpo.
Com a descoberta do microscópio, os cientistas e curiosos puderam aprofundar mais...
tracking img