Bioindicadores

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 8 (1788 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 13 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
UNIVERSIDADE DO ESTADO DO PARÁ
NÚCLEO UNIVERSITÁRIO REGIONAL DO BAIXO TOCANTINS
CENTRO DE CIÊNCIAS SOCIAIS E EDUCAÇÃO
DEPARTAMENTO DO CURSO DE CIÊNCIAS NATURAIS- FÍSICA
































INTRODUÇÃO
A poluição atmosférica no ambiente é um grave problema existente nas últimas décadas sendo ocasionada, principalmente, pela queima decombustíveis fósseis e descargas industriais. O acréscimo de veículos automotores e de indústrias aumentou significativamente a concentração de poluentes no ambiente urbano. Devido ao incremento desses poluentes no ar, se faz necessário cada vez mais implementar medidas de controle, principalmente nos grandes centros urbano-industriais. Nesse sentido, nos últimos anos o emprego de métodos físicos, químicos eprincipalmente biológicos para monitorar impactos sobre os ecossistemas tem se intensificado Martins Et al (2008).
Baseando-se na literatura, é possível apontar certas vantagens do monitoramento tradicional. Segundo Pratt et al. (1976), enquanto as medidas físico-químicas não são capazes de detectar perturbações sutis sobre o ecossistema se feitas longe da fonte poluente, a avaliaçãobiológica torna possível a detecção tanto através de ondas tóxicas agudas quanto por lançamentos crônicos contínuos, mesmo em baixos níveis de concentração, devido a capacidade dos organismos reagirem a alterações ambientais modificando suas funções vitais ou sua composição química.
O processo natural denominado bioacumulação possibilita o estudo de compostos tóxicos acumulados mesmo quando nãodetectados na avaliação físico-química (Buss et al, 2003). Rinaldi (2007) defende ainda que enquanto a avaliação físico-química reflete a condição momentânea, o monitoramento através dos bioindicadores apresenta uma somatória temporal dos fatores ambientais, fornecendo um indicativo das condições passadas e atuais.
Nesse sentido, o estudo de organismos vivos, especialmente aqueles queapresentam sensibilidade ou tolerância a determinadas condições ambientais, com o objetivo de captar aspectos do ambiente e fornecer informações científicas e de gerenciamento úteis é muito importante (LADSON et al, 1999)

1. OBJETIVO
O objetivo deste trabalho é discorrer a cerca dos animais como bioindicadores, tal como a sua função e importância na natureza.


2. REVISÃO DELITERATURA

1. Definição


Bioindicadores são organismos que através da sua existência são capazes de fornecer uma série de informações do seu substrato. Para Mitchell (1997) um indicador é uma ferramenta que permite a obtenção de informações sobre uma dada realidade, podendo sintetizar um conjunto complexo de informações e servir como um instrumento de previsão. Para(SILVEIRA NETO et al., 1995) esses organismos são capazes de refletirem o meio em que vivem e assim através da análise desses organismos é possível avaliar as alterações desse ambiente. Na visão de JULIÃO et al., (2005) esses organismos de sensíveis e capazes de alterar suas funções vitais e/ ou composição química em resposta as alterações daquele ecossistema, e assim, fornecendo as informaçõesreferentes as mudanças do ambiente.


2. Importância na natureza


Os animais na função de bioindicadores são fundamentais uma vez que, que proporcionam aos estudiosos e pesquisadores a visualização de alterações que eventualmente podem ter ocorrido naquele substrato. Assim, ao utilizar os bioindicadores partindo da observação de determinada população, em especial suascaracterísticas moforfisiológicas, com o passar do tempo esses organismos darão uma resposta com relação às condições do desse ecossistema. Desta forma, podemos perceber a importância desses organismos, pois são capazes de revelar significativamente, assim como as espécies endêmicas que podem explicitar características próprias de uma região, as alterações no meio ambiente.

3. Exemplos de...
tracking img