Biografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (444 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de novembro de 2011
Ler documento completo
Amostra do texto
Rubens Gerchman (Rio de Janeiro, 1942 – São Paulo, 29 de janeiro de 2008), estudou desenho no Liceu de Artes e Ofícios do Rio de Janeiro e começou a trabalhar como programador visual em revistas eeditoras cariocas.

Estudou na Escola Nacional de Belas Artes (onde teve aula com Adir Botelho), porém, não concluiu o curso.

Expôs em diversas mostras de litografia e desenho, no entanto, sedestacou quando suas obras passaram a ter temas urbanos (temática essa, de grande presença em suas produções).

No início dos anos 60, sua arte era focada para os acontecimentos do cotidiano de formaexpressionista. Sua arte, algumas vezes, vinha acompanhada de palavras e frases, que reforçavam as intenções da imagem reproduzida.

Em 1965 fez parte do Opinião 65 no MAM do Rio de Janeiro –participação essa, que lhe permitiu ser um dos mais importantes representantes da vanguarda carioca. Dois anos mais tarde, recebeu o prêmio de viagem ao estrangeiro do Salão Nacional de Arte Moderna e em 1968,partiu para Nova York onde aproveitou para refletir e aprimorar suas idéias artísticas. Após cinco anos na cidade novaiorquina voltou para a capital paulistana. De volta ao Brasil passou a utilizargrandes suportes, o que aparentemente, fez com que percebamos uma nova libertação, com pinceladas e cores violentas e expressivas.

Na década de 70 se apresentou nos MAM’s de São Paulo e Rio deJaneiro. Foi co-fundador e diretor da revista de vanguarda Malas Artes, transformou o academicismo, da Escola de Artes Visuais do Parque Lage (Rio de Janeiro), em um laboratório de inventividade.

Em1978, recebeu outra bolsa (desta vez pelo The John Simon Guggenheim Memorial Foundation – EUA) e desta vez além dos Estados Unidos, foi para o México e para Guatemala.

Até o final da década de 70,seu olhar artístico era focado na vida urbana cotidiana e na solidão humana em seu meio urbano. Depois teve sua fase negra, com imagens sociais fortes. Após uma fase carregada de intensidade, ele...
tracking img