Biografia robert jemison van de graff e influências dos campos magnéticos e elétricos

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1012 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Trabalho de Física:
Biografia Robert Jemison Van de Graff
Influências dos Campos Magnéticos e elétricos
Dados coletados em Aula no Laboratório

Influência do campo magnético e elétrico

O campo magnético terrestre influencia de diversas maneiras na vida animal. Vejamos alguns exemplos:
Algumas bactérias denominadas genericamente de "bactérias magnéticas" (bactérias que possuem pequenosimãs naturais no seu interior) têm acesso aos alimentos no fundo dos lagos orientadas pelo campo magnético terrestre.
Grandes colônias destas bactérias são encontradas nos lagos situados em regiões de grande inclinação magnética, isto é, próximo aos pólos magnéticos terrestres.
Todas as aves migratórias são orientadas, em suas longas viagens, pelo campo magnético terrestre.
Os pombos correio têmuma orientação extremamente precisa no campo magnético terrestre de forma a encontrar o seu pombal situado em grandes cidades como São Paulo e Rio de Janeiro, após uma viagem de algumas centenas de quilômetros. Quando os pombos são soltos eles fazem uma revoada se deslocando em círculos que além de constituir um belo espetáculo ela constitui uma manobra para a orientação dos pombos no campomagnético terrestre, procurando fixar a sua trajetória em direção ao seu pombal.
Esta orientação é muito prejudicada quando os pombos encontram em seu trajeto antenas de rádio transmissão de elevada potência, ou mesmo tempestades com muitos raios.
O campo magnético terrestre influencia de diversas maneiras a vida humana, na maioria das vezes não percebida pelo homem. O ser humano ao se afastar davida natural tornando-se um ser civilizado perde muito da sensibilidade que tinha e passa a não perceber a influência dos campos de forças da natureza sobre o seu organismo. Vejamos um exemplo marcante:
Certas pessoas mais sensíveis sentem um grande desconforto quando se deslocam de avião entre localidades muito distantes, mesmo que a viagem seja cercada de grande conforto como nas primeirasclasses das aeronaves e que não haja mudanças sensíveis de fuso horário. Este desconforto é atribuído à variação do campo magnético terrestre entre as localidades de destino e de origem.
Citaremos outros exemplos:
Quando dormimos posicionando o corpo (direção da cabeça aos pés) na direção do campo magnético terrestre o sono é mais tranquilo e reconfortante.
O campo magnético terrestre protege oplaneta da incidência de partículas ionizadas provenientes do espaço sideral.

Campo magnético da Terra é vital para atmosfera
Uma equipe de pesquisadores confirmou que o campo magnético da Terra é fundamental para proteger a atmosfera e mantê-la em seu lugar, segundo informou nesta quinta-feira a Agência Espacial Europeia (ESA). Os resultados foram obtidos a partir da análise das consequências dapassagem de uma rajada de vento solar durante um alinhamento planetário em janeiro de 2008, que permitiu comparar como este fenômeno afeta as atmosferas da Terra e de Marte.
"O efeito protetor do campo magnético é fácil de compreender e de simular matematicamente, por isso se transformou numa teoria amplamente aceita", afirmou o líder do estudo, Yong Wei, do Instituto Max-Planck para Pesquisa doSistema Solar.
As medições, feitas pelas sondas europeias Cluster e Mars Express, demonstraram que a atmosfera de Marte perdia dez vezes mais oxigênio que a terrestre, enquanto a pressão de radiação solar aumentava uma quantidade similar em ambos os planetas. Os cientistas esperam ampliar seu estudo com os dados recolhidos pela sonda Vênus Express da ESA, pois esse planeta, "da mesma forma queMarte, não conta com um campo magnético significativo, tem um tamanho comparável ao da Terra e apresenta a atmosfera mais densa dos três planetas".
"Durante os próximos meses ocorrerá um bom alinhamento entre o Sol, a Terra, Vênus e Marte, que aproveitaremos para coordenar uma série de observações", explicou Olivier Witasse, especialista do Projeto Mars Express. Além disso, os pesquisadores estão...
tracking img