Fichamento do texto: estudo curricular e política cultural do educador henry giroux

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (422 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 8 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
FICHAMENTO DO TEXTO: ESTUDO CURRICULAR E POLÍTICA CULTURAL DO EDUCADOR HENRY GIROUX

* Segundo Giroux a organização e a atuação da escola e o papel dos profissionais que atuam nas diversas áreaseducacionais, pois, questionando a "neutralidade", preocupa-se com o poder que escola e currículo têm, podendo constituir-se em ferramentas de reprodução das desigualdades sociais, de ideologias e dopoder das classes dominantes, dependendo da forma como são utilizados. O mesmo diz que as teorias tradicionais sobre currículo. Assim como o próprio currículo, contribuem para a reprodução dasdesigualdades e das injustiças sociais.

* Para Henry Giroux (1997) em seu livro os professores como intelectuais, o mesmo faz uma crítica aos professores que estão tornando-se meros executores dosprojetos dos especialistas fazem para o Estado, os mesmo servem de instrumento de perpetuação da dominação sendo padronizados com interesse de administrá-los e controlá-los, os professores. Já os alunossão controlados através de praticas tecnicistas, que só faz prepara os estudantes para o mercado, e nega a educação como forma reflexivos e ativos que configurem a sua realidade dos estudantes parauma vida livre dessa opressão por parte do Estado e do mercado.

* Giroux vê a pedagogia e o currículo através da noção de ?política cultural?, ele diz que o currículo envolver a construção designificados e valores culturas, ele cria significado ativamente na sociedade; contribuindo para a reprodução e desigualdades e das injustiças sociais que são perpetuada e legitimada através datransmissão de ideologia por parte de muitos professores que são usados como ferramenta por parte do estado que incumbi os especialistas para criarem um pacote curricular onde os sujeitos sejam passivos edomesticados para ser mais fácil de dominar, havendo dessa forma a perpetuação dos mais ricos sobres os mais pobres através da educação onde o professor cada dia mais está perdendo a sua autonomia para...
tracking img