Biografia lacan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 9 (2132 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 27 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
- VIDA E OBRA DE LACAN


Jacques-Marie Émile Lacan nasceu na cidade de Paris, em 13 de abril de 1901. A agitada vida intelectual de sua época, na qual figuras como André Breton, André Gide, Jules Romains, James Joyce atraíam cada vez mais sua atenção, é vivida por ele de tal forma que recusa os valores familiares e cristãos nos quais havia sido educado. Entre 1927 e 1931 realizou osestudos necessários para a especialização em psiquiatria. Em junho de 1932 começa sua análise com Rudolph Loewenstein, considerado o melhor analista didático da SPP (Societé Psychanalytique de Paris). Esse único passo de Lacan por uma experiência psicanalítica em que ocupara o lugar do analisado, finalizaria abrupta e violentamente seis anos mais tarde.
Em 1934 casa-se com Marie Louise Blondin,irmã de um antigo colega de estudos, a quem Lacan admirava profundamente. Da união nasceram três filhos: Caroline (1936), Thibaut (1938) e Sibylle (1940). Em 1941 se divorcia de M.L.Blondin e se une à Sylvia Bataille, ex-mulher de Georges, com quem tem uma filha: Judith Sophie (1941).
Em 1934 passa a ser membro da SPP. Assiste ao congresso da Associação Internacional de Psicanálise emMarienbad, onde apresenta seu trabalho sobre o “Estado do Espelho” (1936). Lacan consegue, finalmente em 1938, ser nomeado diretor da SPP, depois de exercer pressão para que não se considerasse algumas opiniões desfavoráveis a sua candidatura, entre elas as de Loewenstein. A notoriedade que lhe proporcionou a freqüência ao meio intelectual parisiense tinha contribuído para que Lacan conquistasse umapequena clientela privada, mas até 1947 não recebeu demasiados pedidos de análises didáticas. Foi, inclusive, o médico pessoal de Picasso.
Em 1953 apresenta sua demissão à SPP. As novas formulações que tinha introduzido, em particular as relativas à prática da cura, fizeram com que os setores mais ortodoxos da SPP o acusassem de semear a discórdia na instituição e a rebelião nos que eramseus alunos. Une-se com Lagache para fundar a Sociedade Francesa de Psicanálise (SFP) e durante os dez anos que durou a SFP, encontrará em Francoise Dolto, que também se incorpora à nova instituição, uma interlocutora que valorizava de forma notável. Em 1953 também assinala o começo de seus seminários públicos.
Em 1963 foi expulso da Associação Internacional de Psicanálise, e um ano mais tardefundou a Escola Freudiana de Paris, junto com Dolto, Leclaire, Octave e Maud Mannoni. Tendo já iniciado sua declinação física e intelectual, em particular depois de um acidente automobilístico que sofre em 1978, dissolve em 1980 a escola e funda a Causa Freudiana, que depois seria a Escola da Causa Freudiana. Nestas últimas dissoluções e fundações já não atua só, mas com seu genro J. A. Miller,que toma o posto de Lacan com seu consentimento. Nessa época ainda dava alguns seminários, mas sem o entusiasmo que tanto o tinha caracterizado e que tão profunda fascinação provocava em seu auditório. Padecia uma patologia vascular muito lenta em sua evolução, mas de origem claramente cerebral. Além disso, em 1980 foi diagnosticado um câncer de cólon. Faleceu em nove de setembro de 1981 em Paris.Ao iniciar sua carreira médica, as idéias de Freud estavam ganhando cada vez mais espaço dentro do pensamento francês. Apresentou sua tese de doutorado em Medicina, em 1932, sobre a psicose paranóica em suas relações com a personalidade. Em junho desse mesmo ano começa sua análise com Rudolph Loewenstein. Na verdade, presume-se que as razões que levaram Lacan a fazer análise com Loewensteinforam mais políticas do que científicas, transformando-se assim a cura em algo mais parecido com um requisito indispensável quando se queria ocupar posições de maior nível dentro da SPP. Em certa ocasião se ocupou de manifestar que, na verdade, Loewenstein não era suficientemente inteligente para analisá-lo. Por outro lado, Loewenstein também não se privou de comentar entre seus conhecidos que...
tracking img