Jaques lacan

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 3 (727 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de outubro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Jacques Lacan

Biografia
Jacques Marie Lacan nasceu em Paris, em 13 de abril de 1901, de família burguesa e católica. Formou-se em medicina, especializando-se em psiquiatria, com a tese dedoutorado La Psychose paranoïaque dans ses rapports avec la personnalité (1932; A psicose paranóica em suas relações com a personalidade), mostrou impressionante erudição e simpatia pela psicanálise, numaépoca em que preconceitos obstavam sua disseminação na França.
Conhecedor profundo da obra de Freud, Lacan empreendeu ao mesmo tempo um retorno e uma revolução em direção a uma psicanálise que paraele havia perdido o sentido original. O retorno visou resgatar os fundamentos psicanalíticos, que para Lacan se encontram no próprio conceito de inconsciente. Onde pesquisou a linguagem e deduziu que éela a condição de existência do inconsciente, que só existe no sujeito falante.
Numa retomada crítica dos conceitos saussurianos de "significante" e "significado", Lacan afirmou a autonomia dosignificante e o inseriu na origem simbólica, constituída pela linguagem. Afirmou que o significante preexiste ao sujeito e sobrevive a ele, faz do sujeito homem ou mulher, traça seu destino e o priva dequalquer relação natural com o mundo.
Os conceitos de Lacan. Seus demandam, além de uma carga exaustiva de leitura, uma inversão do pensamento racional e linear a que está habituada a culturaocidental. Em seus Écrits (1966; Escritos) e vinte e seis seminários abordou temas tão complexos quanto polêmicos, como a ética da psicanálise, a transferência, o princípio do prazer e conceitos fundamentaisda psicanálise, entre outros.
Em 1980, dissolveu a Escola Freudiana de Paris, que fundara em 1964, e criou a Escola da Causa Freudiana. Lacan faleceu em Paris, em 9 de setembro de 1981.5 Principais Obras
 O SEMINÁRIO LIVRO 1 - Os Escritos Técnicos de Freud (1953 -1954)

 O SEMINÁRIO LIVRO 2 - O EU na Teoria de Freud e Técnica da Psicanálise (1954-1955)

 O...
tracking img