Biografia de lineu e darwin

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 2 (460 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 9 de maio de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Lineu e Darwin

Carl Lineu

Naturalista sueco (23/5/1707-10/1/1778). Criador do Sistema de Classificação Binária, que lança as bases da botânica moderna. Nasce em Ráshult,originalmente com o sobrenome Ingemarsson. Fascinado pela flora, o pai logo muda o nome da família para Linné, em homenagem à árvore da tília - lind em alemão.
Incentivado pelo pai, estuda história natural eviaja para a Lapônia, na Noruega, para pesquisar a flora da região, em 1732. Visita posteriormente Holanda, Inglaterra e França.
Em 1742 é nomeado catedrático de medicina da Universidade de Upsala e,em seguida, ocupa a cadeira de botânica.
Ao comparar os órgãos e as estruturas reprodutivas de plantas e animais, formula a Classificação Binária em 1753, classificando-os em dois nomes em latim.Nomeia 5.897 espécies de plantas com base nesse critério, que ainda hoje serve como referência para o estudo de botânica.
Em reconhecimento a sua contribuição à ciência, o governo sueco concede-lhe umtítulo de nobreza em 1761. Entre suas principais obras estão Sistema da Natureza (1735), Gêneros Botânicos (1737) e Filosofia Botânica (1751). Morre em Upsala.

Charles Darwin: criador doevolucionismo

O biologista e naturalista Charles Darwin nasceu na Inglaterra e viveu de 1809 a 1882. Durante um período de cinco anos, ele colaborou com pesquisas realizadas nas costas e em ilhas da Américado Sul, Austrália e Nova Zelândia.
Ficou surpreso com o grande número de espécies de plantas e de animais que, até então, eram desconhecidos. O que lhe chamou mais atenção foram as incontáveisdiversidades de tentilhões, que só conheceu na ilha dos Galápagos, situada na costa ocidental da América do Sul.
Durante os cinco anos que ele permaneceu nessa viagem científica, e também depois, onaturalista buscou descobrir a razão da grande diversidade de plantas e animais.
 
No ano de1859, na certeza de ter a encontrado a resposta aos seus questionamentos, ele escreveu o livro: A Origem das...
tracking img