Biografia de ivan petrovich pavlov

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1013 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 31 de março de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
IVAN PETROVICH PAVLOV

O fisiologista, Ivan Pavlov (1849-1936) nasceu na Rússia central, no dia 14 de setembro. Irmão mais velho de uma família desenvolveu precocemente responsabilidade e a disposição para trabalhar. Posteriormente surgiu o intuito de se tornar pastor, matriculou-se no seminário, mas logo mudou de opinião depois de ler Darwin. Sua origem era de grupos sociais que se dedicava aatividades agrícolas, contudo essa condição social produzia um intelectual extremamente dedicado, que concentrava a vida nas realizações intelectuais para explicar a sua existência.
Assim sendo Pavlov lançou mão da firmeza e da brandura do camponês russo para dedicar-se à ciência e à pesquisa experimental. A dedicação de Pavlov à pesquisa era total ele recusava-se a desviar a atenção comquestões do dia a dia como: o salário, as roupas ou as condições de vida. Na sua vida conjugal fez um pacto com a esposa Sara, prometeu jamais beber ou jogar e sair apenas nos sábados e domingos à noite.
Enquanto Sara cuidava dos problemas cotidianos para que nada interferisse nas tarefas do marido, assim ele seguiu uma rotina rigorosa, trabalhando sete dias por semana. Ele parecia nunca se comover comdificuldades, elas realmente não o preocupavam.
Conta a historia que Sara era obrigada a lembrá-lo de ir receber o salário, fato que acontecia frequentemente, passou por dificuldade financeira na época em que seu filho nasceu, vivia com parentes que sabendo das dificuldades ofereceram-lhe dinheiro sob o pretexto de pagar pelas aulas que pediram para ele, entretanto gastava o dinheiro com oscachorros para o seu laboratório.
Posteriormente com a formação universitária Pavlov, passou a ser membro de uma classe emergente na sociedade russa, diferente das outras classes, ou seja, distinta da nobreza e do campesinato, a intelligentsia.
Pavlov formou-se em 1875 e começou a estudar medicina, não para se tornar médico, mas na perspectiva de seguir a carreira na pesquisa fisiológica, estudoudois anos na Alemanha e regressou a São Petersburgo para trabalhar como assistente do laboratório de pesquisas. Em 1879 estava formado pela Academia Médica Militar e instalou um laboratório e dedicou seu tempo à pesquisa fisiológica. Aos 41 anos foi nomeado professor de Farmacologia da Academia Militar e no ano seguinte assumiu o laboratório fisiológico montado no Instituto de Método Experimentalde São Petersburgo.
De 1897 a 1936, cerca de 150 pesquisadores trabalharam sob a supervisão de Ivan Petrovich Pavlov, produzindo mais de 500 trabalhos científicos embora a pesquisa de laboratório fosse o seu principal interesse, raramente ele conduzia experimentos, geralmente supervisionava as pesquisas, interpretando os resultados e editando pessoalmente o trabalho por outros. Famoso pelotemperamento explosivo, em geral direcionado aos assistentes de pesquisa, toda via Pavlov, jamais titubeava em dizer o que pensava – era aberto e direto a lidar com as pessoas, nem sempre certeiro, mas tinha perfeita consciência dessa natureza volúvel.
Quando um experimento era bem sucedido no laboratório, sentia tamanha alegria que ele cumprimentava não apenas os assistentes, como também os cães, maso menor falho de uma experiência o deixava densamente abatido.
Por ter estudado principalmente a fisiologia da digestão realizou investigações com cães, examinando sua salivação e os sucos gástricos, contudo os cientistas acreditavam que a saliva fosse uma reação puramente fisiológica, mas Pavlov, através de seu famoso experimento mudou esse conceito. Baseou seus estudos no condicionamento. Feza experiência de alimentar um cão em um pequeno quarto vazio no qual tocava uma campainha ao mesmo tempo em que mostrava a comida ao animal, imediatamente surgindo à saliva. Posteriormente nesse processo notou que o cão reagia com secreção de saliva, quando a campainha era tocada sem que a comida fosse apresentada ao animal. Pavlov percebeu mais além que ao ouvir os passos do cientista o...
tracking img