Biografia de almeida garrett

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 5 (1107 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 18 de setembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia de Almeida Garrett

Almeida Garrett nasceu no Porto, no dia 4 de Fevereiro de 1799 e faleceu no dia 9 de Dezembro de 1854.
Os seus pais refugiaram-se em Angra, como consequência da invasão francesa de Soult, em 1809, onde o escritor recebeu a influência benéfica do seu tio paterno, o bispo D. Frei Alexandre da Sagrada Família, tendo recebido Ordens Menores e tendo mesmo, aos 15 anos,subido ao púlpito numa igreja da Graciosa, em substituição do pregador.
Cursou Direito em Coimbra e desempenhou vários cargos ao longo da sua vida. Desempenhou um papel activo na vida cultural do País. A ele se deve a criação de um teatro nacional e de uma escola de formação de artistas.
As suas influências liberais datam dessa época, no contacto com outros universitários.
Em 1821 editou a suaprimeira obra, o poema "O Retrato de Vénus", que foi considerado ultrajante pela censura, tendo Garrett sido obrigado a comparecer a tribunal. Foi também no ano de 1821 que subiu ao palco a sua tragédia "Catão", drama construído à maneira clássica. Com a Vila Francada, exilou se em Inglaterra em 1823, onde entrou em contacto com a literatura romântica (Byron e Walter Scott).
Exilado como liberalem 1823, viveu em Inglaterra e em França até 1826.
Em 1825 publicou em Paris "Camões", obra marcante para o Romantismo português.
Em 1826 publicou "Dona Branca". Após a guerra civil, foi nomeado cônsul geral em Bruxelas. Estudou a língua e a literatura alemãs (Herder, Schiller e Goethe).
No regresso a Portugal dirige os jornais O Português e O Cronista, mas conhece de novo o exílio de 1828 a1832, voltando a Portugal com os bravos do Mindelo.
De 1833 a 1836 (após a guerra civil), é nomeado Encarregado de Negócios e Cônsul-Geral na Bélgica. Estudou a língua e a literatura alemãs (Herder, Schiller e Goethe). Regressou a Portugal em 1836 e Passos Manuel encarregou o de reorganizar o teatro nacional, nomeando o inspector dos teatros.
Passos Manuel, na chefia do Governo após a Revoluçãode Setembro de 1838, encarrega-o da restauração do teatro português, missão que leva a cabo criando, não só o Conservatório de Arte Dramática, mas igualmente a Inspecção-Geral dos Teatros e sobretudo o Teatro Nacional.
Além da actividade política e legislativa, Garrett continuou sempre trabalhando na sua obra e escreveu para o Teatro "Um auto de Gil Vicente" em 1838, "D. Filipa de Vilhena" em1840 e "O Alfageme de Santarém" em 1842.
É nomeado Deputado em 1837, Cronista-Mor em 1838 e finalmente Par do Reino em 1851.
Garrett foi opositor da ditadura de Costa Cabral, que o demitiu do cargo de inspector-geral dos teatros. Esta terá sido a época mais criativa de toda a sua carreira literária: em 1843 publicou "Frei Luís de Sousa", em 1845 "As Viagens na Minha Terra" e "As Flores sem Fruto",e "Folhas Caídas", que data de 1853, embora tenha sido escrito antes.
O triunfo do movimento político da Regeneração (1851), trouxe Garrett à política activa. Fundou um novo jornal, a que chamou A Regeneração.
Em 1852, num Ministério presidido por Saldanha, foi encarregado, por alguns meses, da pasta dos Negócios Estrangeiros.
Devido ao seu temperamento e espírito independente saiu em 1853 dogoverno regenerador.
Regressou então à escrita, iniciando um novo romance, "Helena", que não chegou a concluir pois faleceu em 1854. Como romancista, Garrett é considerado o criador da prosa moderna em Portugal. Na poesia, foi dos primeiros a libertar se dos cânones clássicos e a introduzir em Portugal a nova estética romântica.
D. Pedro V agraciou-o, a 25 de Junho de 1854, meses antes da suamorte, com o título de Visconde de Almeida Garrett.

João Batista da Silva Leitão de Almeida Garret, nasceu no Porto em 1799 e faleceu em Lisboa, em 1884. Foi morar com a família nos Açores, fugindo das invasões napoleônicas; lá foi educado por um tio que era escritor árcade. Posteriormente, estudou direito em Coimbra. Exilou-se na Ingraterra em 1823, onde entrou em contato com os românticos...
tracking img