Biografia david ricardo

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 6 (1324 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 7 de abril de 2013
Ler documento completo
Amostra do texto
Biografia

David Ricardo





















SUMÁRIO



Introdução__________________________________________________2



Biografia de David Ricardo______________________________________3



Conclusão___________________________________________________7



Referências Bibliograficas________________________________________________8INTRODUÇÃO



Filho de um judeu, David Ricardo (1772-1823) rompeu com a família e a dotou a religião quacre, casando-se nela. Aos 21 passou a ser independente em seus negócios e aos 26 já possuía um bom patrimônio.

David Ricardo, influenciado por Adam Smith, com base em seus estudos e análises escreveu o livro Princípios de economia política e tributação que teve uma grande repercussão. E apartir desse livro ele influenciou muitas políticas econômicas posteriores como a de Marks e de outros socialistas.

Considerado um dos maiores economistas clássicos, Ricardo beneficiou a economia moderna com suas teorias e suas análises econômicas.



























Biografia de David Ricardo



David Ricardo nasceu em Londres no dia 18 de abril de1772, era filho de um negociante judeu e tinha mais 16 irmãos. Estudou em Londres até os doze anos de idade, quando ele e sua família se mudaram para a Holanda, onde estudou durante dois anos para se instruir sobre o comércio. Logo cedo, aos 14 anos (1786), ele passou a participar dos negócios da Bolsa de Valores junto a seu pai. David, nessa época, se dedicou ao estudo sistemático da economiapolítica por muito tempo, durante seu período livre ele se dedicava em trabalhar em física e matemática.

Ricardo foi criado dentro dos princípios de ortodoxia e em uma condição financeira confortável, porém com certo isolamento, teve reações em conseqüência da educação rígida quando ainda era bem jovem. Então, aos 21 anos de idade, ele deixou o judaísmo e se converteu cristão, pois casoucom uma moça quaker, Sta. Priscilla Anne Wilkinson; por este fato, rompeu com seu pai e a partir de então passou a se sustentar e trabalhar por conta própria. Contou com a ajuda de banqueiros que conhecia e que confiavam nele, ingressou na Bolsa onde conseguiu acumular uma grande fortuna. Ele disse que havia conseguido todo o seu dinheiro por observar que as pessoas, geralmente, enxergavam aimportância de determinadas ocorrências. Se havia uma razão para um pequeno avanço nos valores das ações, ele comprava por ter certeza de que um avanço irracional ocorreria. Quando as ações estavam em queda, ele vendia, na convicção de que o alarme e o pânico produziriam um declínio não justificado pelas circunstâncias.

Aos 26 anos, Ricardo possuía um patrimônio de aproximadamente dois milhões deesterlinos, mais do que seu pai obteve durante a vida. David construiu essa fortuna, pois possuía uma inteligência poderosa e analítica, e, além disto, possuía qualidades excepcionais para os negócios. O mais impressionante é que Ricardo nunca estudou economia de uma maneira formal, as bases que ele utilizou para concretizar suas teorias foram através de leitura e reflexão.

Ricardo sóconheceu o trabalho de Adam Smith em 1799, quando leu A Riqueza das Nações, e a partir de então, passou a se interessar profundamente pelo estudo das idéias econômicas. Sua primeira contribuição á analise foi um pequeno ensaio chamado: O preço do ouro: uma prova da depreciação do papel-moeda, onde o ponto de vista do autor explica a inflação britânica durante as guerras napoleônicas; esse modelo lheproporcionou fama e o colocou no circuito dos debates econômicos. Ricardo lançou sua primeira publicação, em forma de carta no Morning Chronicle ,a qual se tratava de problemas da moeda. Em 1814, ele se mudou para uma casa de campo em Gatcomb Park, e começou a se afastar da Bolsa, mas manteve seu interesse por questões acadêmicas e estudou matemática, química e ciência geral, tornando-se um dos...
tracking img