Biogeografia

Disponível somente no TrabalhosFeitos
  • Páginas : 7 (1651 palavras )
  • Download(s) : 0
  • Publicado : 11 de dezembro de 2012
Ler documento completo
Amostra do texto
A Mata Atlântica
Floresta do Litoral Brasileiro
As florestas Atlânticas são ecossistemas que apresentam árvores com folhas largas e perenes. Há uma grande diversidade de epífitas, como bromélias e orquídeas. Em função do desmatamento sua formação vegetal que está presente em grande parte da região litorânea ocupa, atualmente, uma extensão de aproximadamente 100 mil quilômetros quadradossomente, aproximadamente 8% dos 15% originais. É uma das florestas tropicais mais importantes do mundo, apresentando uma rica biodiversidade. É a segunda maior do Brasil depois da Floresta Amazônica, e bioma tombado pelo patrimônio nacional.
Quando os portugueses chegaram ao país, a Mata Atlântica, ao contrario da floresta amazônica, se espalhava por quase todo o litoral brasileiro e desenvolveu-sesobre uma grande área montanhosa. A evaporação da água do mar e os ventos que sopram em direção ao continente garantem umidade necessária para a formação de uma floresta tropical.
Registros mostram que na época do descobrimento do Brasil, a Mata Atlântica estendia-se do cabo de São Roque, no Rio Grande do Norte, até as serras do Herval e de Tapes, no Rio Grande do Sul, ocupando uma área total de350 000 Km². No sul da Bahia, fundia-se com a hileia baiana, mais exuberante e com muitas espécies iguais ou aparentadas às da Amazônia. É um bioma presente na maior parte do território brasileiro, abrangendo ainda parte do território do Paraguai e da Argentina.



Rica Biodiversidade
A Mata Atlântica é considerada um dos biomas mais ricos da Terra. A abundância e a diversidade de plantasencontradas fazem desse ecossistema o mais rico do planeta. Segundo botânicos que pesquisaram a área, acreditam-se que abrigue mais de 25 mil espécies de plantas, muitas delas existentes apenas nesse ecossistema. Se considerarmos o numero total de espécies animais e vegetais que habitam, chegaremos a aproximadamente 200 mil. Desenvolvem-se 150 espécies em media por hectare na Mata Atlântica.
Abiodiversidade da Mata Atlântica é semelhante à biodiversidade da Amazônia. Há subdivisões do bioma da Mata Atlântica em diversos ecossistemas devido a variações de latitude e altitude. Há ainda formações pioneiras, seja por condições climáticas, seja por recuperação, zonas de campos de altitude e enclaves de tensão por contato. A interface com estas áreas cria condições particulares de fauna eflora.
Na Mata Atlântica foram registradas, até 2002, 55 espécies endêmicas de mamíferos, 188 espécies endêmicas de aves e mais de 90 espécies endêmicas de anfíbios. Muitas espécies encontradas na Mata Atlântica correm sério risco de extinção por causa do desmatamento e do tráfico ilegal de animais. Das 627 espécies animais em risco de extinção no Brasil, 380 vivem na Mata Atlântica.Mico-leão-dourado, onça-pintada, bicho-preguiça, capivara, estes são alguns dos mais conhecidos animais que vivem na Mata Atlântica. Mas a fauna do bioma onde estão as principais cidades brasileiras é bem mais abrangente do que nossa memória pode conceber. São, por exemplo, 261 espécies conhecidas de mamíferos. Isto significa que, se acrescentássemos à nossa lista inicial o tamanduá-bandeira, o tatu-peludo, ajaguatirica, e o cachorro-do-mato, ainda faltariam 252 mamíferos para completar o total de espécies dessa classe na Mata Atlântica.
O mesmo acontece com os pássaros, répteis, anfíbios e peixes. A garça, o tiê-sangue, o tucano, as araras, os beija-flores e periquitos. A jararaca, o jacaré-de-papo-amarelo, a cobra-coral, o sapo-cururu, a perereca-verde e a rã-de-vidro. Ou peixes conhecidos como odourado, o pacu e a traíra. Esses nomes já são um bom começo, mas ainda estão longe de representar as 1020 espécies de pássaros, 197 de répteis, 340 de anfíbios e 350 de peixes que são conhecidos até hoje no bioma.


Principais espécies de animais da Mata Atlântica
Mamíferos: Mico-leão-dourado, Mico-leão-de-cara-preta, Onça-pintada, Bicho-preguiça, Capivara, Tamanduá-bandeira, Tatu-peludo,...
tracking img