Bioengenharia

Páginas: 11 (2579 palavras) Publicado: 25 de junho de 2015
Introdução
Este trabalho tem como objetivo mostrar que A bioengenharia/engenharia biomédica combina conhecimentos de engenharia com necessidades médicas para a melhoria do atendimento à saúde. Ela é um ramo da engenharia no qual conhecimento e habilidades são desenvolvidos e aplicados para definir e resolver problemas de biologia e medicina. Que a bioética é um conjunto de pesquisas, discursose práticas, normalmente multidisciplinares, cuja finalidade é esclarecer e resolver questões éticas suscitadas pelos avanços e pela aplicação da medicina e da biologia. Vamos ver que a Terapia gênica é um procedimento médico que envolve a modificação genética de células como forma de tratar doenças. Os genes influenciam praticamente todas as doenças humanas, seja pela codificação de proteínasanormais diretamente responsáveis pela doença, seja por determinar suscetibilidade a agentes ambientais que a induzem.





















Bioengenharia
A bioengenharia consiste na aplicação de engenharia com a finalidade de adaptação de equipamentos e dispositivos  elétricos, eletrônicos e mecânicos  para  organismos  vivos. Este ramo da engenharia visa a criação de sistemas e equipamentos deestudo, manutenção e suporte à vida.
Equipamentos e áreas de influência da bioengenharia
Exemplo clássico do uso de equipamentos, dispositivos e sistemas de bioengenharia é a aparelhagem utilizada em hospitais nos Centros Cirúrgicos e Unidades de Terapia Intensiva em geral.
O bioengenheiro projeta e mantém funcionando equipamentos e instrumentos para substituir ou complementar, temporária oupermanentemente, a função de um órgão, por exemplo: as próteses utilizadas por seres humanos e outros animais, respiradores, monitores diversos, capnógrafos, oxímetros, equipamentos de hemodiálise, etc.
Conceito
Para que o projeto de bioengenharia seja bem sucedido é de extrema importância conhecer o solo onde se pretende implantar esse projeto. Para prever a natureza de um solo de uma determinada área,é preciso conhecer o clima e a vegetação predominante. Porém, são encontradas muitas exceções que resultam da diferença do material de origem, drenagem, declividade e o tempo em que o solo esteve exposto a essas condições ambientais (intemperismo). 
Assim, podemos dizer que um projeto de bioengenharia exige mais do que a avaliação das medidas locais. Devemos considerar a história natural doslocais, suas evoluções e também o uso social e cultural das regiões circunvizinhas à área de estudo. Ter pleno conhecimento da influência desses fatores na paisagem, tanto atual, como futura, é muito relevante para o sucesso de um projeto de bioengenharia. 
Para ter uma ideia de como esses fatores são importantes para um projeto de bioengenharia daremos um exemplo de implantação de um projeto em umaárea de floresta. Primeiramente, é exigido um conhecimento da história geológica do local, sua propensão a incêndio, tempestades e alagamentos, ocorrência e tendência de erosão natural ou induzida, as práticas de manejo do solo atuais, as frequências de remoção da vegetação, bem como as tentativas de revegetação. Todas essas informações nos mostram o quanto de cuidado será necessário na escolha deuma técnica para diminuir o risco de um problema causado pelo uso de uma técnica inadequada. 
Além de todo o conhecimento sobre os padrões nas escalas da paisagem, é muito importante a observação das tendências nos locais de erosão. Em alguns casos, independente das causas da erosão, sejam elas naturais ou antrópicas, a degradação começa a se recuperar naturalmente após seu início, em outras adegradação só se agrava. 
Geralmente, as etapas naturais da recuperação de uma área desmatada são as seguintes: primeiro a estabilização da camada de solo, com o crescimento de gramíneas, daí os micro-organismos se estabelecem no solo deixando o terreno mais fértil, seguindo com o crescimento de plantas pioneiras e arbustos, e finalmente chegando a uma floresta de clímax. 
A Bioengenharia tem...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioengenharia
  • bioengenharia
  • Bioengenharia
  • bioengenharia perguntas
  • Introdução a bioengenharia
  • Bioengenharia de taludes
  • Bioengenharia de solos
  • Bioengenharia De Tecidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!