Bioengenharia

Páginas: 18 (4289 palavras) Publicado: 19 de outubro de 2014
INTRODUÇÃO
O solo é um dos recursos naturais mais suscetíveis ao desequilíbrio. A desestabilização do solo tem início com a remoção da cobertura florestal protetora, seguida de mudanças no seu uso ocasionadas por atividades e empreendimentos diversos (agropecuária, mineração e obras de infraestrutura), bem como pela ocupação urbana.
A perda da camada superficial do solo nos terrenos se dánaturalmente pela ação de agentes. Destaca-se a ação da água, que contribui para o arraste de suas partículas constituintes, desencadeando processos erosivos no solo e alterando os níveis de turbidez e assoreamento no corpo de água receptor. As margens dos cursos da água estão sujeitas à ação do processo natural de erosão, no qual o solo é transportado e depositado em pontos mais baixos, podendo levarao assoreamento do leito dos rios. A velocidade da erosão nesse contexto pode aumentar em decorrência de outros fatores além da remoção da vegetação, como interferências ou obras na drenagem, aumento da vazão dos rios e ação de ondas provenientes de ventos e do movimento de embarcações.
No contexto da valorização ambiental, a bioengenharia de solos aparece como uma solução inovadora. Tecnologiautilizada desde a antiguidade associa materiais naturais (sementes, estacas e feixes de plantas vivas) a inertes (pedras, madeiras, metais, geotêxteis) que formam sistemas vivos e contribuem para estabilizar, proteger, recuperar e recompor segmentos, em alguns casos até a totalidade das margens de cursos de água comprometidas por processos erosivos.
A cidade de Xangai foi criada na Dinastia Yuan.O final de 1800 marcou um ponto de virada na história de cidade com o seu desenvolvimento como um porto industrial e comercial. Desde então, esta tornou-se a maior cidade da China. Xangai é hoje a área de maior crescimento entre todas as grandes cidades chinesas. Desde o início da década de 1990, passou por uma transformação rápida de terra agrícola para uma área urbana, e da periferia urbana temavançado constantemente para a terra agricola da região (Zhang et al., 2004).


Figura 1: A área de estudo, mostrando Xangai, o estuário do Yangtze, e da Cidade do Aeroporto

Fonte: X. Li et al. / Ecological Engineering 26 (2006) 304–314
Há muito tempo o ser humano percebeu o potencial da vegetação para o controle de erosão e cisalhamento (rompimento) do solo. Arbustos e gramíneas ajudam acombater e a proteger a erosão em taludes, servindo como uma cobertura contra vento e água da chuva. A bioengenharia de solos é uma exelente ferramenta para a estabilização de areas que se apresentam instaveis (LEWIS, 2000).
O maior incentivo para o desenvolvimento de novas tecnicas de bioengenharia de solos na Europa aconteceu durante o desenvolvimento politico no século XX. Restriçõesfinanceiras de pre-guerra, que aconteceram durante anos na Alemanha e na Áustria, favoreceram o uso de tecnicas de custo moderado, de materias locais e métodos construtivos tradicionais para projetos publicos (LEWIS, 2000).
A engenharia natural tem como principal agente a vegetação, ela gera efeitos positivos e negativos sobre taludes. Como efeitos positivos pode-se citar a diminuição de água que alcançao solo, provocada pela interceptação da chuva por parte da folhagem: a remoção da umidade pela evaporação e pela transpiração das plantas, tendo como consequencia, a diminuição da poro-pressão positiva ou a elevação da sucção, o que acarreta um aumento da resistencia do sistema de raizes da vegetação, que aumenta substancialmente o coeficiente de segurança do talude e leva a um incremento derisistencia ao cisalhamento(rompimento)disponivél.
Os ecossistemas ribeirinhos são importantes em termos de seu valor ecológico, social, econômico e estético (Li e Eddleman, 2002). Como conseqüência da rápida urbanização, os rios cada vez mais na região metropolitana de Xangai também estão agora sendo canalizado com concreto, o que ameaça a integridade dos ecossistemas semi-naturais ribeirinhos...
Ler documento completo

Por favor, assinar para o acesso.

Estes textos também podem ser interessantes

  • Bioengenharia
  • bioengenharia
  • Bioengenharia
  • bioengenharia perguntas
  • Introdução a bioengenharia
  • Bioengenharia de taludes
  • Bioengenharia de solos
  • Bioengenharia De Tecidos

Seja um membro do Trabalhos Feitos

CADASTRE-SE AGORA!